XIX Mês do Servidor UFPB: confira a programação e acompanhe as inscrições
A UFPB, por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), realiza, durante o mês de outubro, o XIX Mês do Servidor UFPB, com o tema “Bem-Estar, Saberes e Integração”.
A programação reúne atividades de saúde, bem-estar, esporte, cultura, conhecimento, convivência e integração, distribuídas pelos diferentes campi da Universidade.
Escolha as atividades com que você mais se identifica, ou aquelas que acontecem mais perto de você, confira as informações e participe!
🔄 PROGRAMAÇÃO EM ATUALIZAÇÃO
Esta página será atualizada ao longo do mês, à medida que novas atividades, datas e inscrições forem confirmadas.
Última atualização: 03/10/2026.
INSCRIÇÕES ABERTAS
Quer participar? Confira algumas das atividades que já estão com inscrições disponíveis.
🏃 UFPB em Movimento – atividades esportivas
As inscrições para as modalidades esportivas abaixo estão abertas, observadas as regras e os prazos estabelecidos nos respectivos regulamentos.
Esportes coletivos
🚩 Torneio de Barra-Bandeira – Clique aqui!
O tradicional jogo também integra o UFPB em Movimento. Cada equipe deverá contar com 5 titulares e até 2 reservas, totalizando no máximo 7 participantes. A composição dos titulares deverá ser mista, com pelo menos duas mulheres e dois homens, condição que deverá ser mantida durante toda a partida. Regulamento – Barra-Bandeira Regulamento – Barra-Bandeira
📅 Jogos: Previsão 19/10
🕐 Horário: 15h30
📝 Inscrições: 02/10, às 18h, a 08/10, às 17h, ou até o preenchimento das vagas
🔗 Inscreva-se: Clique aqui!
📄 Regulamento:
UFPB em Movimento: Pedalando pela UFPB
🚴Passeio Ciclístico de 15 km
O UFPB em Movimento: Pedalando pela UFPB será uma experiência de atividade física, convivência e integração sobre duas rodas.
Promovido pela PROGEP em parceria com o Departamento de Educação Física da UFPB, com apoio técnico do profissional de Educação Física Luiz Alcides Severino Quirino, o passeio terá percurso de aproximadamente 15 km, realizado exclusivamente nas vias internas do Campus I.
📅 Dia 24/10 (sábado)
🕐 Horário geral: 6h às 9h
🚴 Concentração: a partir das 6h30
🏁 Largada: 7h
📍 Centro de Vivências – Campus I
📏 Percurso: aproximadamente 15 km
🚲 Ritmo: passeio
A atividade terá caráter participativo, recreativo e integrativo, sem classificação, cronometragem ou premiação por desempenho. Os(as) participantes deverão acompanhar o ritmo definido pela equipe responsável pela condução do grupo.
Podem participar docentes, técnico-administrativos(as), trabalhadores(as) terceirizados(as) da UFPB e trabalhadores(as) do HULW, mediante inscrição prévia.
📝 Inscrições: 02/10, às 18h, a 16/10, às 17h, ou até o preenchimento das vagas disponíveis
🔗 Inscreva-se: Clique aqui!
📄 Regulamento:
Importante: cada participante deverá levar sua própria bicicleta em condições adequadas de uso. Durante todo o percurso, será obrigatório o uso de capacete, luvas e óculos de proteção. Também não será permitido ultrapassar o guia responsável pela condução do passeio, e os(as) ciclistas deverão seguir as orientações de formação e segurança da equipe organizadora.
🌿 BEM-ESTAR
Um conjunto de atividades voltadas ao cuidado, à saúde, à qualidade de vida e à construção de relações e ambientes de trabalho mais saudáveis.
CONFIRA AS ATIVIDADES E INSCREVA-SE
Oficina Gestão do Bem-Estar e Prevenção ao Desgaste no Trabalho
A oficina será realizada de forma itinerante em diferentes unidades da Universidade, proporcionando momentos de reflexão e orientação sobre bem-estar e saúde no contexto laboral.
Inscrições: para participar, o(a) interessado(a) deverá enviar e-mail para o endereço indicado em cada edição, informando nome completo, SIAPE e e-mail para contato.
Atenção: para fins de contato, deverá ser informado endereço de e-mail que não seja do Hotmail.
05/10
- 8h às 9h – Centro de Tecnologia (CT) | E-mail para inscrições: agp@ct.ufpb.br
- 10h às 11h – Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) | E-mail para inscrições: janielly@ccen.ufpb.br
19/10
- 8h às 9h – NDIHR | E-mail para inscrições: ndihr@reitoria.ufpb.br
- 10h às 11h – CTDR | E-mail para inscrições: secretariageral@ctdr.ufpb.br
26/10
- 8h às 9h – SSG | E-mail para inscrições: ssg@ssg.ufpb.br
- 10h às 11h – CCTA | E-mail para inscrições: agp@ccta.ufpb.br
Oficina Prática: Alívio da Tensão com o Relaxamento Muscular Progressivo
20/10 | 10h | Cantinho do Cochilo – Térreo CCM/UFPB
Inscrições: Clique aqui!
Aula Presencial de Yoga no CBIOTEC
20/10 | 10h | Auditório do IPeFarM – CBIOTEC
Inscrições: Clique aqui!
Palestra sobre o câncer de mama.
20/10 | 10h | Auditório do Centro de Energias Alternativas e Renováveis/UFPB
Inscrições: Clique aqui!
Aula Presencial de Yoga no CCS
21/10 | 9h | CCS – GI – SALA 01
Inscrições: Clique aqui!
Oficina de Bordado em Papel — Linhas e laços de Afeto
21/10 | 9h | Sala 01 do PPGCJ/CCJ
Instrutora: Psicóloga Karlene Belchior.
Inscrições: Clique aqui!
Oficina de Pintura em Vidro
22/10 | 14h30 | Sala 407/CCHLA
Instrutora: Servidora Sara Ferreira de Brito.
Inscrições: Clique aqui!
Terapia de Florais – atendimento individual
26/10 | 8h às 12h | CQVSST/PROGEP
Inscrições: Clique aqui!
Testagem
26/10 | 8h às 12h | CQVSST/PROGEP
Atendimento individual por ordem de chegada.
Escalda-pés
Momento de cuidado e relaxamento integrante das ações de promoção da qualidade de vida.
📅 26/10 | 10h
📍 SSG
🕐 E-mail para inscrições: ssg@ssg.ufpb.br
Quem cuida de quem cuida?
Palestra “Quem cuida de quem cuida? Construindo valorização, integração e bem-estar para uma vida saudável”.
📅 26/10 | 10h
📍 CPT
🕐 Inscrições: Clique aqui!
Realização: CPT
Massoterapia
27/10 | 14 às 15h30 | Lab. Fisio
Orientação: uso de roupas leves e confortáveis.
Inscrições: Clique aqui!
🌿Inscrições encerradas
Orientação Nutricional – atendimento individual
14/10 | 8h às 11h30 | Centro de Informática (CI)
Atendimento individual com orientações relacionadas à alimentação e à promoção da saúde.
Inscrições: Clique aqui!
Curso de Fusion Reiki
13 e 14/10 | 8h às 11h | CQVSST/PROGEP
Como parte da programação do Programa de Práticas Integrativas, o Mês do Servidor contará com o Curso de Fusion Reiki, uma oportunidade de conhecer e vivenciar uma prática energética voltada ao cuidado e ao bem-estar.
Inscrições: para participar, o(a) interessado(a) deverá enviar e-mail para dqvs.psicologia@progep.ufpb.br, informando nome completo, SIAPE e e-mail para contato.
Atenção: para fins de contato, deverá ser informado endereço de e-mail que não seja do Hotmail.
A participação no curso requer disponibilidade para os dois dias de atividade, 13 e 14 de outubro, das 8h às 11h.
💡 SABERES
Conhecimento, cultura, sustentabilidade e experiências que convidam a descobrir novos espaços e possibilidades dentro e fora da Universidade.
CONFIRA AS ATIVIDADES E VEJA COMO PARTICIPAR!
Oficina de Panificação Foccacia
19/10 | 14h | CTDR (Mangabeira)
Inscrições: Clique aqui!
Visita ao Centro Cultural São Francisco
Atividade cultural destinada a proporcionar uma experiência de conhecimento, convivência e contato com o patrimônio histórico e cultural.
📅 20/10 | turno da tarde
📍 Centro de João Pessoa
🕐 Inscrições: Clique Aqui!
Trilha no Jardim Botânico + Piquenique
21/10 | 13h | Jardim Botânico
A atividade contará com a participação do professor Mateus David Finco e reunirá contato com a natureza, conhecimento e convivência, com encerramento em um piquenique.
Inscrições: Clique aqui!
Visita ao NUPPO
Uma oportunidade para conhecer o NUPPO e aproximar os(as) participantes dos espaços, acervos e saberes produzidos na própria Universidade.
22/10 | 9h30 às 14h30 | Térreo do prédio da Reitoria, no Campus I da UFPB
Inscrições: Clique aqui!
EXPEDIÇÃO CAMURUPIM 2026
Integrando a programação comemorativa dos 20 anos do CCAE, a Expedição Camurupim 2026 promoverá convivência, integração e valorização dos servidores em contato com as paisagens e a cultura do litoral norte paraibano.
30/10 | 6h | Estacionamento da Reitoria, no Campus I da UFPB
Inscrições: Clique aqui!
Oficina de Cultivo de Plantas e Jardinagem
Uma experiência prática de contato com a natureza e compartilhamento de conhecimentos sobre cultivo e cuidados com plantas.
📅 29/10 | 14h
📍 Horto/SSG
🕐 Inscrições em breve
💡Inscrições Encerras
Caminhada Ecológica no Campus I
08/10 | 16h às 17h | Campus I
Atividade com orientação do professor Mateus David Finco, proporcionando uma experiência de movimento, contato com a natureza e conhecimento dos espaços da Universidade.
Inscrições: Clique aqui!
Feira de Troca de Livros, Cordel e Café Colaborativo – Dia do Nordestino
08/10 | 9h | PRAÇA DO CCSA
A atividade reunirá feira de livros, cordel produzido especialmente para os servidores e café da manhã colaborativo com comidas típicas, em alusão ao Dia do Nordestino.
🙋 Como participar?
Traga um livro para trocar e, se puder, um alimento típico para compartilhar no café colaborativo.
📖 Não tem um livro para troca? Não tem problema! Venha assim mesmo e participe desse momento com a gente.
Inscrições: Clique aqui!
Oficina de Crochê para Iniciante
14/10 | 14:30h | Centro de Educação (CE) – SALA 310 Bloco A
👤 Instrutora: Suzelena Oliveira de Lima
🧶 O(a) participante deverá levar agulha e linha de crochê.
📝 Inscrições: Clique aqui!
🤝 INTEGRAÇÃO
Momentos pensados para promover encontro, convivência, pertencimento e fortalecimento dos vínculos entre as pessoas que fazem a UFPB.
Um dos destaques da programação será o Evento Viver UFPB – Um encontro de bem-estar, saberes e integração, que percorrerá os quatro campi da Universidade.
Cada edição reunirá atividades voltadas ao cuidado, saúde, cultura, sustentabilidade, saberes, convivência e valorização das pessoas que fazem a UFPB, respeitando também as características e potencialidades de cada campus.
VIVER UFPB — Confira a programação do seu campus
Campus II – Areia
📅 06/10, a partir das 14h
Campus III – Bananeiras
📅 14/10, a partir das 9h
Campus IV – Litoral Norte
📅 21/10, a partir das 9h
Campus I – João Pessoa
📅 27/10, a partir das 8h
📍 Centro de Vivências
🏃 UFPB em Movimento – atividades esportivas – INSCRIÇÕES ENCERRADAS!
As inscrições para as modalidades esportivas estavam abertas de 02/10, às 18h, a 08/10, às 17h, observadas as regras e os prazos estabelecidos nos respectivos regulamentos.
Esportes coletivos
⚽ Torneio de Futsal – Clique aqui!
Futsal masculino
Futsal feminino
As equipes deverão contar com no mínimo 5 e no máximo 10 atletas.
📅 Jogos: Previsão 13, 14, 15 e 19/10
🕐 Turno da tarde
📝 Inscrições: 02/10, às 18h, a 08/10, às 17h
🔗 Inscreva-se:
Inscrições Futsal Masculino
📄 Regulamento:
O regulamento estabelece o período de inscrição e a composição das equipes.
🏐 Torneio de Vôlei – Clique aqui!
A competição será disputada por equipes com no mínimo 5 e no máximo 10 atletas, independentemente do sexo.
📅 Jogos: Previsão 14/10
🕐 Turno da tarde
📝 Inscrições: 02/10, às 18h, a 08/10, às 17h
🔗 Inscreva-se: Clique aqui!
📄 Regulamento:
🏀 Torneio de Basquete – Clique aqui!
O basquete será disputado na modalidade 3×3, com equipes formadas por no mínimo 3 e no máximo 4 atletas, independentemente do sexo.
📅 Jogos: Previsão 15/10
🕐 Turno da tarde
📝 Inscrições: 02/10, às 18h, a 08/10, às 17h
🔗 Inscreva-se: Clique aqui!
📄 Regulamento:
🔴 Torneio de Baleado – Clique aqui!
O Torneio de Baleado terá equipes mistas, formadas por no mínimo 8 e no máximo 10 atletas. Não serão admitidas equipes compostas exclusivamente por participantes de um único sexo. Regulamento – Toneio de Baleado
📅 Jogos: Previsão 15/10
🕐 Turno da tarde
📝 Inscrições: 02/10, às 18h, a 08/10, às 17h
🔗 Inscreva-se: Clique aqui!
📄 Regulamento:
Corrida e movimento
🏃 Corrida de Revezamento – 10 km
A prova será disputada por equipes formadas por 5 corredores(as), sendo obrigatória a presença de pelo menos uma mulher em cada equipe.
📅 Dia: 20/10
🕐 Horário: 16h
📏 Distância total: 10 km
📝 Inscrições: 02/10, às 18h, a 08/10, às 17h
🔗 Inscreva-se: Clique aqui!
📄 Regulamento:
A composição das equipes e o período de inscrições estão definidos no regulamento específico da prova.
🏃♀️Circuito UFPB em Movimento – Corrida de 5 km e Caminhada de 3 km
Um dos destaques da programação esportiva será o Circuito UFPB em Movimento, realizado pela UFPB, por meio da PROGEP, em parceria com o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) e a CBSports.
📅 Dia: 18/10 (domingo)
🕐 Horário geral: 5h às 9h
📍 Concentração e largada: Centro de Vivências – Campus I
⏰ Concentração: a partir das 5h
🏁 Largada: 5h30
O Circuito contará com duas modalidades:
🏃 Corrida – 5 km
🚶 Caminhada – 3 km
Os percursos serão realizados exclusivamente nas vias internas do Campus I. O evento tem caráter prioritariamente participativo e integrativo, com foco na promoção da saúde, qualidade de vida, atividade física e convivência.
Podem participar, mediante inscrição, docentes, técnico-administrativos(as), trabalhadores(as) terceirizados(as) da UFPB e trabalhadores(as) do HULW.
📝 Inscrições: 02/10, às 18h, a 08/10, às 17h, ou até o preenchimento das vagas disponíveis
🔗 Inscreva-se: Clique aqui!
📄 Regulamento:
O kit do(a) participante será composto por camiseta oficial, número de identificação e eventuais itens/brindes, conforme disponibilidade e regras divulgadas pela organização. Data, horário e local para retirada dos kits serão informados posteriormente.
Estratégia e concentração
♟️Torneio de Xadrez
O torneio será disputado por meio de inscrição individual.
📅 Dia: 19/10 (segunda-feira)
🕘 Início: 9h
📝 Inscrições: 02/10, às 18h, a 08/10, às 17h
🔗 Inscreva-se: Clique aqui!
📄 Regulamento:
🁣 Torneio de Dominó
A competição será disputada em duplas, que poderão ser formadas por dois homens, duas mulheres ou um homem e uma mulher.
📅 Dia: 19/10 (segunda-feira)
🕑 Início: 14h
📝 Inscrições: 02/10, às 18h, a 08/10, às 17h
🔗 Inscreva-se: Clique aqui!
📄 Regulamento:
A competição será disputada em duplas, que poderão ser formadas por dois homens, duas mulheres ou um homem e uma mulher.
🎾 Torneio Simples de Tênis
O tênis também integra a programação do UFPB em Movimento, ampliando as opções de participação nas atividades esportivas do XIX Mês do Servidor UFPB.
📅 Dias: 13, 14, 15 e 16/10
🕓 Horário: A partir das 16h
📝 Inscrições: 02/10, às 18h, a 08/10, às 17h
🔗 Inscreva-se: Clique aqui!
📄 Regulamento: será divulgado posteriormente
🔄 E VEM MAIS POR AÍ!
A programação do XIX Mês do Servidor UFPB continua sendo ampliada e poderá contar ainda com oficinas criativas e artesanais, curso sobre Inteligência Artificial, concurso de fotografia, visitas culturais, atividades de meditação, ioga e outras experiências.
À medida que novas atividades forem confirmadas, com definição de datas, locais e formas de participação, as informações serão incluídas nesta página.
📌 Salve este endereço e acompanhe as atualizações ao longo de outubro.
REALIZAÇÃO
- Universidade Federal da Paraíba – UFPB
- Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – PROGEP
PATROCÍNIO
- GEAP Saúde
- Sicoob Creduni
- SINTESPB
- Unimed João Pessoa
PARCERIAS INSTITUCIONAIS
- CCA – Centro de Ciências Agrárias
- CCHSA – Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias
- CCAE – Centro de Ciências Aplicadas e Educação
- CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
- CTDR – Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional
- PROEX – Pró-Reitoria de Extensão
- SSG – Superintendência de Serviços Gerais
- CGA/UFPB – Comissão de Gestão Ambiental
- Departamento de Educação Física – UFPB
- Fisioterapia UFPB
- COMU
- CIA
APOIO
- Arede Corretora de Seguros
- CBSports
- Dental Center
- Roval Farmácia de Manipulação
- Espaço Sílvia Egito – Danças de Salão
- Clínica Diluz
- Óticas Diniz Bancários
- Entre Linhas e Afetos
- Mimos da Suzy
- @ramonschnayder
- @tania_mello_neiva
- @eduardomouradanca
- @mdfinco
