NOVEMBRO AZUL: PREVENÇÃO É SAÚDE

Outubro chegou ao seu término, mas a campanha Outubro Rosa não. A simbologia do mês, não deve ser interpretada como o único a cuidados preventivos, mas como uma forma de conscientizar a população da importância do autoexame. 

 

O apoio ofertado à campanha deve ser agora “repassado” ao mês de novembro. O Novembro Azul vem suscitar que não apenas as mulheres necessitam de cuidados, mas os homens também! É a vez de conscientizar a população masculina que o exame de toque é fundamental para a prevenção do câncer de próstata.

 

Este mês é dedicado à campanha de conscientização e prevenção do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A importância da realização de exames, sem dúvidas, perpassa o imaginário masculino, porém de uma forma não muito tranquila.  O preconceito para aceitar que é necessário prevenir, ao invés de curar, transita no medo, insegurança, vergonha e resistência para compreender que não apenas o vizinho pode ser “premiado” com uma surpresa desagradável.

 

Para o coordenador da área técnica da Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Eduardo Chakora, “Os homens, de maneira geral, desde cedo são educados para não entrar em contato com sua fragilidade, mantendo a aparência de que são fortes e autossuficientes. Com isso constroem a fantasia de que nunca vão adoecer ao mesmo tempo em que, paradoxalmente, alimentam um incrível medo de descobrir doenças. Crescem com isso, defendendo-se de sua sensibilidade e sem conseguir desenvolver autocuidados com sua saúde”.

 

Sites e redes sociais contribuem para o esclarecimento da prática preventiva: o que vem a ser o câncer de próstata, quando tratar, por que tratar. A página novembroazul.com.br, disponibiliza informações variadas acerca do mês alusivo aos homens, bem como os tratamentos alternativos que podem ser realizados voltados à doença. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) possui página no facebook no qual é possível obter informações a respeito do universo masculino, como a necessidade da reposição hormonal, do exame de toque, infecção urinária entre outros. Já o site da SBU, o sbu.org.br relata a importância do novembro azul como forma de conscientização.

 

O site sbu.org.br, disponibilizou em pesquisa que 44% dos brasileiros nunca foram a um urologista e ainda mais alarmante, que mais da metade nunca fez um exame de próstata. A atenção à saúde do homem deve primeiramente ser realizada através da conscientização de que é necessário haver cuidados, especialmente a partir da faixa etária de 40 anos. Não se limitar ao preconceito, ao medo que permeia a construção idealizada pela sociedade que do vem a ser o exame, é o princípio para um cuidado que não é apenas para você, mas sua família, amigos e todos que cercam seu convívio. O homem inteligente é aquele no qual o amor à vida é mais importante que a opinião alheia, pois o seu alicerce é sua consciência. 

Clique aqui e conheça o site Novembro Azul

(Amanda Cristina Souza, estudante de Serviço Social da UFPB)
 

Câncer de próstata pode matar 12 mil homens brasileiros em 2014

As estatísticas alertam sobre a importância da prevenção do câncer de próstata

Basta a informação de que mais de 12 mil brasileiros podem morrer em 2014 em decorrência do câncer de próstata, para alertar quanto à gravidade da doença e a necessidade do rastreamento precoce da doença. Contudo, esse tema envolve questões delicadas no imaginário de muitos homens, que se deixam levar pelo preconceito criado em torno do exame de toque.

Especialistas apontam que é necessário, sim, fazer o exame para detectar o problema desde o início. Quando isso acontece, as chances de cura são muito maiores, cerca de 90%. O exame é um procedimento rápido e simples, que deve ser realizado mesmo na ausência de sintomas, principalmente após os 45 anos de idade, faixa etária em que começa a aumentar a incidência da doença.

Agora, se há histórico de outros casos na família ou sintomas como dificuldade de urinar ou dores, não perca tempo! Procure um urologista para fazer o exame de toque, podem ainda ser solicitados outros exames: o exame de sangue para dosar o PSA (antígeno prostático específico) ou uma biópsia guiada por ultrassom transretal.

Conceito de próstata

É uma pequena glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa de 25 a 30 gramas e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função é produzir 70% do esperma.
 

Fatores de risco

Idade (cerca de 62% dos casos são de homens partir dos 65 anos);
Histórico familiar;
Raça (maior incidência entre os negros);
Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras; legumes e grãos;
Sedentarismo.

Tratamentos

O tratamento depende do estágio do câncer de próstata e das características de cada paciente. As opções mais comuns são:

Vigilância ativa;
Cirurgia;
Radioterapia Terapia hormonal Quimioterapia;
Ultrassom concentrado de alta intensidade.

(Fonte: site Novembro Azul)