PROGEP recebe visita da equipe de gestão de pessoas do IFSC

A equipe da Progep recebeu a visita da diretoria de Gestão de Pessoas do Instituto Federal de Santa Catarina no último dia 05 (terça-feira) para troca de experiências sobre o sistema de gestão e avaliação de desempenho, que é um módulo do SIGRH e foi desenvolvido na UFPB pelo STI em parceria com a PROGEP. A visita técnica é fruto de uma apresentação no Seminário de Gestão de Pessoas na Perspectiva da Gestão por Competências, realizado em março deste ano na Universidade Federal de Santa Catarina.

Segundo o diretor da Divisão de Gestão de Desempenho da PROGEP José Bezerra, “este módulo ainda não está disponível na rede de cooperação do SIGRH/UFRN, pois foi desenvolvido localmente, mas estamos recebendo visitas técnicas de outras instituições para conhecer nosso sistema como a UFSC, a UFRN, e o IFPB”.

O sistema apresenta diferenciais como a realização em um único formulário da avaliação de desempenho (PCCTAE) e de estágio probatório, além de possuir a fase de planejamento com a elaboração de planos de trabalho individuais e acompanhamento do desempenho. O método de avaliação segue o conceito de avaliação 360º, onde todos os membros de uma equipe (incluindo a chefia) avaliam e são avaliados. Também segue o conceito de avaliação por competências, no qual as questões a serem avaliadas são descritas na forma de competências comportamentais ou referenciais de desempenho.

A troca de experiências enriquece e padroniza a utilização dos sistemas de gestão de pessoas, proporcionando maior qualidade na prestação de serviços aos servidores das instituições.