DIA DO TRABALHO

Aos docentes e técnico-administrativos, nesse e em todos os dias, registramos o nosso reconhecimento, na exata dimensão do que fizeram, fazem e continuarão a fazer pela UFPB.

A UFPB é a soma do que há de melhor em cada um de nós.

O culto à memória e ao reconhecimento é um valor que soma, entrelaça os indivíduos e costura as relações interpessoais e institucionais com a linha da generosidade, poupando o tecido vivo do sacrifício provocado pela agulha da indiferença e injusto esquecimento.

Nesse sentido, não podemos deixar de enaltecer o inestimável trabalho exercido por todos que, de corpo e alma, buscaram e buscam construir uma universidade pública, gratuita, democrática, de qualidade e inclusiva.

E é essa prática, esse exemplo vivo de compromisso institucional, que devemos dar como motivação às gerações vindouras, que aguardam o seu momento e a sua hora para doar o que há de melhor em si, na manutenção, desenvolvimento e expansão desse legado, que deu e dá régua e compasso a todos nós.

Dá-nos também a imensa capacidade de unirmos forças para que, juntos, lutemos contra ações e políticas governamentais que, neste momento, ameaçam as universidades públicas brasileiras, tentando impedir-lhes de contribuir para a construção de um projeto de nação, soberana e socialmente justa.

Então, diante do desafio posto, o caminho a ser seguido deve ser o da unidade, coesão, enfrentamento e resistência, através da formação de um movimento que reúna docentes, discentes e técnico-administrativos bem como entidades e representantes da sociedade paraibana em defesa da UFPB e da educação pública superior no nosso país.

O tempo nos ensinou que, apesar das dificuldades, há algo que nos faz caminhar - a esperança. Por isso, quando as perdas retiram pedaços de nós, damos sempre um jeito de nos recompor. E, diante dos sonhos que parecem impossíveis, continuamos a sonhar e lutar.

Assim, com a alegria e o orgulho pelo trabalho que todos os dias realizamos, pensamos ser esse o espírito que deve nos impulsionar agora e sempre.

Francisco Ramalho de Albuquerque

Pró-Reitor de Gestão de Pessoas