Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Progep convoca servidores para realização dos exames periódicos de saúde
conteúdo

Notícias

Progep convoca servidores para realização dos exames periódicos de saúde

publicado: 10/10/2018 08h31, última modificação: 10/10/2018 08h31

saude site.jpg

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - Progep, por meio da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho - CQVSST, informa que a convocação dos servidores técnico-administrativos e docentes da UFPB para a realização dos exames médicos periódicos foram concluídas, dando continuidade a convocação por demanda espontânea.

O exame médico periódico é um serviço gratuito e um direito do srvidor público, previsto em legislação. Os custos serão arcados pela UFPB que contratou, mediante processo de licitação, a empresa especializada MedNet João Pessoa para a realização do serviço, a qual será responsável pela realização dos exames oftalmológicos e das avaliações clínicas com emissão do Atestado de Saúde Ocupacional – ASO. A MedNet subcontratou as Unidades Laboratoriais “LUPPA” em João Pessoa e “Polivida” em Solânea para a realização dos exames laboratoriais, e as Unidades “Diagson” para realização das mamografias.

As Avaliações Oftalmológicas e as Avaliações Clínicas serão realizadas mediante agendamento prévio por meio da MedNet (3023-4071). As mamografias serão agendadas na Diagson (3048-2929).

Os exames deverão ser repetidos a cada dois anos, mas há situações em que a periodicidade será menor. Para servidores com idade superior a 45 anos, por exemplo, o intervalo será anual. Já os portadores de doenças crônicas e aqueles que operam com raios-X poderão realizá-los semestralmente. A oferta de alguns exames também varia conforme gênero e idade, como o citológico, o PSA, a mamografia e o oftalmológico.

O servidor convocado poderá concordar ou não em realizar os exames. Entretanto, aquele que optar por não realizar os exames médicos periódicos deverá formalizar sua intenção em um Termo de Recusa disponível no Sigepe, assinando, solicitando a cientificação da sua chefia imediata, e entregando o documento na CQVSST/PROGEP.

As informações dos exames médicos periódicos contribuirão na prevenção e diagnóstico precoce de danos à saúde, provenientes ou não de seu ambiente de trabalho ou da atividade laboral, e ajudará na implementação de ações educativas em saúde, gerando programas de promoção em saúde e qualidade de vida no trabalho.

Além da importância na detecção precoce de doenças e na promoção da saúde individual, os resultados dos exames contribuirão para o traçado do perfil epidemiológico, fornecendo um conjunto de dados úteis para direcionar políticas e ações voltadas à Saúde do Servidor na UFPB.

Mais informações, clique e baixe a Cartilha - EMP ou fale conosco pelo e-mail:cqv@progep.ufpb.br, ou telefone: (83) 3216-7113

Fonte:
ACS PROGEP | Hannah Barbosa