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PDP - UFPB

por hannah publicado 24/03/2020 21h00, última modificação 19/11/2021 16h25
O Plano de Desenvolvimento de Pessoas tem como finalidade elencar as ações de desenvolvimento necessárias à consecução dos objetivos institucionais de cada órgão e entidade integrante do SIPEC.

O que é a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas - PNDP?

A nova Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) foi instituída pelo Decreto nº 9.991/2019 do Ministério da Economia. A PNDP define parâmetros para participação de ações de desenvolvimento bem como fortalece a importância das Escolas de Governo para ações de desenvolvimento transversais, ou seja, aquelas ações comuns a diferentes órgãos e entidades no intuito de otimizar os recursos públicos. Ressalta-se que a nova PNDP regulamenta ainda quanto licença para capacitação e afastamentos para realização de ações de desenvolvimento.

Além disso, a PNDP procura definir uma cultura de planejamento relativo ao alcance dos objetivos institucionais dos órgãos da Administração Pública Federal alinhando as necessidades peculiares de cada órgão público mantendo a transparência das informações.

Entre outros instrumentos da PNDP está o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP).

O que é o PDP?

O PDP é o instrumento da PNDP no qual devem constar as ações de desenvolvimento necessárias para o alcance dos objetivos institucionais a partir do levantamento das necessidades de desenvolvimento da organização. O PDP deve ser elaborado anualmente e vigorará no ano seguinte à sua elaboração. E tem por objetivo o planejamento de ações de desenvolvimento de toda UFPB para otimizar recursos e elencar prioridades das ações a serem desenvolvidas para alcance de objetivos organizacionais.

  • O papel do gestor público na construção do PDP da UFPB é imprescindível, pois o gestor, em relacionamento direto com sua equipe, e atrelado aos objetivos estratégicos do órgão ou entidade em que atua, tem a visão mais completa e próxima das necessidades de desenvolvimento ideais para atingimento, no seu nível de atuação e de sua equipe, dos objetivos do órgão ou entidade;
  • A participação do servidor na elaboração do PDP é importante, pois no PDP estará registrada a necessidade de desenvolvimento que o servidor precisa para aprimorar a realização de suas atividades laborais refletindo no alcance dos objetivos da UFPB;

É importante lembrar que a partir de 2021, para que haja concessão de licença para capacitação e afastamento para realização de ações de desenvolvimento, é imprescindível que haja previsão dessas ações no PDP da UFPB e por isso a importância da participação de todos na elaboração do PDP para que as ações necessárias para o alcance dos objetivos organizacionais possam ser previstas e atendidas.

  PDP 3

 

Tipos de Ações de Desenvolvimento 

PDP2

Legislação

 

2020

 

2021

 

2022

Como o PDP 2022 da UFPB será elaborado?

Os gestores macro das unidades administrativas da UFPB irão acessar o Portal SIPEC com login e senha SIGAC (a mesma usada para acessar o SIGEPE ou fará senha “primeiro acesso”).

No Portal SIPEC o gestor registrará as demandas de desenvolvimento dos servidores da unidade administrativa sob sua gerência, conforme procedimentos que veremos adiante.

Material de orientações do órgão Central – Ministério da Economia: