Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Setembro Verde - Doe órgãos, a vida continua...
conteúdo

Notícias

Setembro Verde - Doe órgãos, a vida continua...

publicado: 27/09/2021 16h13, última modificação: 27/09/2021 16h13

Um ato voluntário que pode salvar vidas e transformar a dor em recomeço. Este é o tema do Setembro Verde, uma campanha criada para celebrar o Dia Nacional de Doação de Órgãos – 27 de setembro, com o objetivo de incentivar a doação de órgãos e conscientizar a população para este ato tão importante.

 As doações ocorrem quando há morte cerebral e perda irreversível das funções vitais que mantêm a vida, como a perda da consciência e da capacidade de respirar. As pessoas podem ser potenciais doadoras de córneas, rins, fígado, coração, pulmão e pâncreas, entre outros órgãos e tecidos, que são retirados e utilizados para transplante. Ou seja: um único doador pode salvar cerca de vinte vidas!

Os órgãos para transplantes podem ser doados por pessoas vivas ou mortas. Uma pessoa viva pode doar um dos rins, parte do fígado, do pulmão e da medula óssea.

O doador deve ter entre dois e 80 anos de idade e não pode apresentar doença comprometedora do órgão ou tecido.

Em nosso Estado, no período de janeiro a agosto de 2021, foram realizados 156 transplantes de órgãos e tecidos, sendo 137 transplantes de córneas, dois de coração, nove de rins e oito de fígado. A fila de espera tem 334 pessoas aguardando por uma córnea, quatro esperando por um coração, oito aguardam um fígado e 181 pessoas esperam um transplante renal.

Para ser um doador, basta conversar com sua família sobre o seu desejo de ser doador e deixar claro que eles, seus familiares, devem autorizar a doação de órgãos. Somente a família tem o poder de autorizar a doação e, quando a família diz SIM, a vida continua…

Na Paraíba, após o óbito, a família do doador informa ao hospital o desejo de doar ou entra em contato com a Central de Transplante pelo telefone (83) 3244-6192 (João Pessoa) e (83) 3310-9252 (Campina Grande).

Conscientizar a população sobre a doação de órgãos é fundamental para aumentar o número de doadores e promover a recuperação da saúde para as pessoas que estão aguardando esse gesto de solidariedade.

A Pró Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (CQVSST), apoia a campanha Setembro Verde e desperta a comunidade universitária para a importância da doação de órgãos que é um ato que promove qualidade de vida e um recomeço para muitas pessoas!

Fonte:

https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao
https://site.abto.org.br/blog/campanhas/acompanhe-o-setembro-verde-na-midia/
https://paraiba.pb.gov.br/noticias/setembro-verde-central-de-transplantes-alerta-sobre-a-importancia-da-doacao-de-orgaos