Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Setembro Amarelo
conteúdo

Notícias

Setembro Amarelo

publicado: 13/09/2021 18h53, última modificação: 13/09/2021 18h53

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, com o objetivo de alertar a população para a realidade do suicídio no Brasil e no mundo, bem como divulgar formas de prevenção.

A campanha ocorre no Brasil desde 2015, no mês de setembro, quando se celebra o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, no dia 10. 

Atualmente são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão em todo o mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.

Esse mês é o escolhido para promover também a prevenção à depressão. Esse é um assunto tabu entre muitas pessoas, porém é através da informação que muitos casos de suicídio podem ser evitados e de depressão tratados.

No Brasil, o Centro de Valorização da vida (CVV) faz um trabalho pioneiro na área de prevenção ao suicídio, desde 1962, com ajuda de voluntários.

Neste ano, com o tema “Agir salva vidas”, a campanha tem o objetivo de alertar a sociedade que a fala é a melhor solução.

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) apoia a campanha e entende que aqueles que se encontram sofrendo, precisam ser estimulados a procurar ajuda e falar, enquanto aqueles que estão emocionalmente bem, devem oferecer ajuda aos que precisam ou incentivá-los a buscar ajuda.

Clique aqui e veja onde buscar ajuda

Além disso, a Progep esclarece que não apenas durante o mês de setembro, mas em todos os meses, falar sobre o suicídio é a melhor maneira de estimular práticas de incentivo à saúde mental e à vida.

Diante disso, por meio da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho (CQVSST/DQVS), em parceria com a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CDP/DECP), a Progep planejou algumas atividades virtuais em prol da vida.

Clique aqui e veja a programação.

A melhor forma de prevenir é falar. Fale! Escolha viver! Procure ajuda!

Uma conversa, um abraço ou um simples "estou aqui", pode salvar muitas vidas!

Fontes:

https://www.setembroamarelo.com/
https://www.doutoragora.com.br/blog/noticias/setembro-amarelo-precisamos-falar-depressao/
https://www.abp.org.br/setembro-amarelo
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Setembro_Amarelo
https://94fm.com.br/cvv-realiza-campanha-setembro-amarelo-de-prevencao-ao-suicidio/
https://www.cvv.org.br/
https://www.frasesdobem.com.br/frases-setembro-amarelo%3famp