Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PROGEP/CQVSST incentiva a doação de sangue na UFPB
conteúdo

Notícias

PROGEP/CQVSST incentiva a doação de sangue na UFPB

publicado: 15/07/2019 11h54, última modificação: 15/07/2019 11h55

 

 

 

 

O ato de doar sangue é um gesto simples, rápido e praticamente indolor. Para quem realiza a ação, as mudanças podem ser pequenas, mas para quem recebe pode significar tudo: uma doação pode salvar até quatro vidas.

Apesar de a campanha acontecer no mês de junho, o incentivo à doação de sangue é fundamental durante todo o ano, tendo em vista que o sangue doado é usado em tratamentos de pacientes com câncer, doenças crônicas, em cirurgias e atendimentos de emergência, por exemplo.

Pensando nisso, a PROGEP, por meio da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho (CQVSST), vem realizando ações no SIASS/UFPB e na Central de Atendimento ao Servidor (CAS/PROGEP) durante os meses de junho e julho.

Além disso, em parceria com o Centro de Ciências da Saúde (CCS) e o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), a CQVSST convida os servidores técnico-administrativos e docentes a doar sangue e salvar vidas, participando da Caravana Solidária no dia 17/07/2019, das 8h às 15hOs pontos de apoio serão na entrada principal do prédio da reitoria e no hall.

 

Caravana Solidária: como funciona e principais recomendações

O Hemocentro disponibiliza uma van para transportar os candidatos à doação, desde que haja um grupo de pelo menos 15 pessoas por dia. No Hemocentro, o grupo receberá um acolhimento pela equipe de captação com ações de sensibilização e conscientização. Em seguida, é feita uma entrevista de triagem, avaliando os requisitos para doação. Com a liberação para doar, inicia-se a coleta, realizada por um profissional do Hemocentro. Após a doação, é ofertado um lanche e o grupo é trazido de volta para a instituição.

Critérios para ser um doador

  • Ter entre 16 e 69 anos, sendo necessário consentimento formal do responsável legal para os menores de 18 anos e que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos para pessoas com idade acima;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Ter dormido no mínimo 6 horas dentro das últimas 24 horas;
  • Estar bem alimentado, mas evitar alimentos muito gordurosos nas horas que antecedem;
  • Esperar 2 horas após o almoço;
  • Apresentar documento de identificação emitido por órgão oficial (CNH, carteira de identidade, passaporte etc.);
  • Se não for a primeira doação, ter feito o intervalo mínimo de 2 ou 3 meses, conforme o sexo, entre uma doação e outra.

 

Em uma pessoa adulta, que possui em média 5 litros de sangue, são coletados no máximo 450ml. É uma quantidade considerada pequena, mas o suficiente para ajudar quem tanto precisa. Além disso, contando com a entrevista de triagem, cadastro, avaliação de sinais vitais, testes para anemia, coleta de sangue e o lanche oferecido após a doação, estima-se que todo o processo dure cerca de 40 minutos.

 

Para mais informações, acesse o folder da campanha.

 

Campanha Junho Vermelho – Doe Sangue e Salve Vidas!

Equipe CQVSST/DQVS/SIASS

Contatos: 3216-7832 ou siassufpb@progep.ufpb.br