Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PROGEP adere à campanha do Janeiro Branco

Notícias

PROGEP adere à campanha do Janeiro Branco

por publicado: 11/01/2018 07h52 última modificação: 11/01/2018 07h52

 

 

 

Estudos apresentados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Mistério da Saúde do Brasil indicam que o Brasil tem experimentado um crescimento vertiginoso das problemáticas relativas à Saúde Mental/Saúde Emocional dos indivíduos e da sociedade como um todo.

Segundo a OMS (dados de 2017), a sociedade brasileira é a recordista latino-americana em casos de depressão, a campeã mundial em relação à ansiedade e a 4ª colocada em relação ao crescimento das taxas de suicídio entre os jovens da América Central e da América do Sul. São altos os índices de violência (em domicílios, no trânsito ou em escolas), criminalidade, suicídios, alcoolismo, drogadição, depressão, preconceitos, entre outros, que colocam em risco o equilíbrio mental, emocional, comportamental e relacional dos indivíduos da nossa sociedade.

A Campanha Janeiro Branco é uma campanha dedicada a sensibilizar as mídias, as instituições sociais, públicas e privadas, e os poderes constituídos, públicos e privados, em relação à importância de projetos estratégicos, políticas públicas, recursos financeiros, espaços sociais e iniciativas socioculturais empenhadas(os) em valorizar e em atender as demandas individuais e coletivas , direta ou indiretamente, relacionadas aos universos da Saúde Mental.

Uma Campanha pensada, planejada e projetada para a promoção de Saúde Emocional nas vidas de todos os indivíduos que compõe a humanidade, buscando estratégias políticas, sociais e culturais para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido em todos os campos, esferas, dimensões e espaços em que o humano se faz presente.

Em 2018 a campanha chega na sua 5ª edição com o slogan “quem cuida da mente, cuida da vida”. A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas entende a importância da sensibilização sobre a temática com os servidores da UFPB e, ao longo do mês de janeiro, estará engajada na divulgação e fortalecimento da campanha.