Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Nota do Consuni em defesa da democracia e da educação

Nota do Consuni em defesa da democracia e da educação

publicado: 25/10/2018 15h20, última modificação: 25/10/2018 15h20

O Conselho Universitário (Consuni), órgão colegiado máximo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em face das ameaças de natureza autoritária que atentam contra a democracia e o Estado democrático de direito, vem a público se manifestar em defesa da educação pública, gratuita, de excelência, inclusiva, socialmente referenciada e das liberdades pessoais e coletivas duramente conquistadas pela coragem cívica de democratas que honram a história nacional.

Assim como fez no passado e fará todas as vezes que forem necessárias, a UFPB reafirma sua crença nos princípios democráticos e republicanos que têm orientado as universidades públicas brasileiras, independente de qual seja a escolha cidadã pelo projeto político que conduzirá o país pelos próximos quatro anos. Sem desconsiderar, no entanto, as condições adversas que têm solapado a esclarecida manifestação política em torno da eleição para presidente da República.

Em mais de 60 anos de reconhecida contribuição educacional para a formação profissional, científica, humanística e artística de gerações de grandes mulheres e homens difundidos pelo Brasil e no exterior, a UFPB retoma sua bandeira de defesa do princípio de que a educação é um direito social e que deve ser disposto à sociedade na sua forma superior de qualidade excelente, gratuita e inclusiva, contra todas as manifestações ideológicas em contrário, que sejam a favor da ideia de que a formação da juventude é uma mercadoria a ser ofertada no mercado de bens de consumo.

Mais do que a formação de indivíduos, a UFPB defende que a educação deve estar vinculada a um projeto de nação e não somente atender aos interesses do mercado. Essa orientação institucional expressa o entendimento de que devemos investir na proatividade da cidadania, reconhecendo que o fazer humano é mais importante que todas as conveniências de momento. A grandeza do país não deve ser apenas a medida das suas dimensões territoriais, mas a amplitude de suas capacidades humanas de enfrentar os desafios da contemporaneidade.

Por isso, a UFPB conclama a todas e todos que fazem sua comunidade universitária a não permitirem que floresçam e se disseminem ideias e práticas contrárias a esses princípios e conceitos que balizam a história da universidade pública brasileira. Devemos lutar contra todas as formas de manifestação de autoritarismo, de arbítrio, de violência e barbárie, para barrarmos quaisquer retrocessos diante das conquistas empreendidas pelos que devotaram seus empenhos à causa da Civilização.

A nossa universidade jamais pactuou e denunciará sempre que for preciso todos os projetos políticos que ponham em risco a democracia, a educação pública e a livre manifestação do pensamento e das escolhas que faça a coletividade que acolhe e preserva os princípios do Conhecimento e da Liberdade.

Fonte:
Ascom/UFPB