Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio - Campanha Setembro Amarelo
conteúdo

Notícias

Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio - Campanha Setembro Amarelo

publicado: 10/09/2020 11h34, última modificação: 10/09/2020 11h34

O suicídio é um problema de saúde pública em todos os países, e suas taxas vêm aumentando em escala global. São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil, e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®. O dia hoje (10) é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

Durante o mês de setembro, a campanha ganha força para conscientizar a população sobre o tema e promover a prevenção ao suicídio. Apesar desse tema ainda ser um tabu social, é muito importante que o assunto seja amplamente discutido, já que o esclarecimento sobre esse fenômeno possibilita construir um ambiente de diálogo, objetivando a prevenção.

Alguns fatores de risco que chamam a atenção são a desesperança, falta de perspectiva ou planos pra o futuro, abuso de substâncias, doenças psiquiátricas e/ou doenças clínicas crônicas, tentativa prévia de suicídio, histórico familiar de morte por suicídio, eventos traumáticos como desemprego, morte de familiares, divórcio, dentre outros. 

Dessa forma, é importante estarmos atentos no sentido de termos uma postura empática, acolhedora e de abertura ao diálogo frente a alguém que sinaliza essa possibilidade. Além disso, estimular o indivíduo a buscar ajuda especializada também é muito importante.

Numa perspectiva mais ampla, a prevenção ao suicídio não se limita à rede de saúde. Deve, em verdade, ir além dela, sendo necessária a existência de medidas em diversos âmbitos da sociedade, sempre no sentido de fomentar as possibilidades de assistência e diálogo sobre o tema, o que poderá colaborar para diminuição das taxas de suicídio.

A Progep compreende a importância da temática e apoia a campanha, transmitindo aos servidores da UFPB conteúdo informativo, além de disponibilizar a equipe multiprofissional da Divisão de Qualidade de Vida e Saúde da CQVSST para orientações e devidos encaminhamentos quanto a promoção à saúde e prevenção do suicídio. O servidor que tiver interesse pode entrar em contato para informações e atendimentos pelo e-mail: promosqv@progep.ufpb.br 

 

Fonte – Adaptado de:
- Cartillha de prevenção ao suicídio do CFM