Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Cursos da ENAP "Desenvolvimento de Competências Gerenciais / Formação de Gestores"
conteúdo

Notícias

Cursos da ENAP "Desenvolvimento de Competências Gerenciais / Formação de Gestores"

publicado: 12/05/2021 15h27, última modificação: 12/05/2021 15h27

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) e da Divisão de Educação e Capacitação Profissional (DECP), no uso de suas atribuições, conforme o Plano de Desenvolvimento de Pessoas - Exercício 2021 e o Decreto 9.991, de 28 de agosto de 2019, torna pública a programação de cursos na modalidade EaD da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) com inscrições abertas voltados para o DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS/ FORMAÇÃO DE GESTORES. Informamos que os cursos da ENAP serão complementares aos cursos de formação continuada ofertados pela PROGEP.

Curso - A liderança Pública em Tempos de Crise

Objetivo: Em cenários de graves crises mundiais, nossos olhares se voltam para as lideranças. Pensando nisso, o CLP – Liderança Pública e a ENAP prepararam este curso para apresentar a um passo a passo de como liderar em tempos de crise. O conteúdo tem uso prático para que lideranças consigam navegar pela crise, servindo como um repositório de apoio e suporte para o enfrentamento da instabilidade ocasionada pelo coronavírus.

Público Alvo: Agentes públicos que atuam na gestão de equipes e interessados no tema. Curso aberto, qualquer pessoa pode se inscrever.

Carga Horária: 10h

Inscrições: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/299

 Curso - Ágil no contexto do Serviço Público

Objetivo:O curso, de caráter introdutório, pretende mostrar a mentalidade ágil no gerenciamento de projetos e nas execuções de ações públicas por meio da apresentação dos aspectos teóricos da mentalidade ágil e do movimento, bem como seus desafios e possibilidades, além de abordar a importância da adoção do Ágil na.

Público Alvo: Agentes públicos que ocupam cargo de gestão. Curso aberto, qualquer pessoa pode se inscrever.

Carga Horária: 15h

Inscrições: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/317

Curso - Gestão Pessoal - Base da Liderança

Objetivo: A base da gestão pessoal é o autoconhecimento. O curso, nessa concepção, permite aos estudantes refletir sobre suas virtudes, forças de caráter, valores pessoais, motivadores intrínsecos de trabalho e perfil comportamental. A reflexão possibilita aos estudantes organizar estratégias de melhoria em sua vida laboral e em sua vida pessoal, por meio de instrumentos que serão disponibilizados ao longo do curso. Nesse sentido, o curso será de extrema importância para os profissionais que desejam obter um estado consciente em relação aos meios viáveis de se conseguir alcançar um determinado objetivo.

Público Alvo: O curso foi desenvolvido com foco em gestoras e gestores que atuem no setor público e tenham interesse em ferramentas de mentoria para liderança. Qualquer pessoa pode realizar o curso.

Carga Horária: 50 h

Inscrições: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/163

Curso - Gestão de Conflitos e Negociação

Objetivo: Resolver diferenças e divergências, e tomar decisões de forma colaborativa são formas efetivas de preservar e ampliar os objetivos a serem alcançados nas organizações. A temática é relevante uma vez que o desenvolvimento das competências de resolução de conflitos e de negociação tem se mostrado fundamental para o adequado desempenho e atuação de gestores e servidores em suas rotinas de trabalho.

Público Alvo: Agentes públicos dos órgãos e entidades participantes da Rede Nacional de Governo Digital, denominada como rede.gov.br. Curso aberto, qualquer pessoa pode se inscrever.

Carga Horária: 20h

Inscrições: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/372

Curso - Liderança e Gestão de Equipes

Objetivo: Este curso apresenta algumas contribuições sobre os estilos e técnicas de liderança para o atual contexto das organizações públicas. O conteúdo ressalta a importância da liderança no trabalho em equipe e na tomada de decisões. Quer se aperfeiçoar e saber mais sobre esse assunto? Faça já sua inscrição.

Público Alvo: Pessoas que exercem ou pretendem realizar a função de liderança no contexto do serviço público. Curso aberto, qualquer pessoa pode se inscrever.

Carga Horária: 30h

Inscrições: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/373 

Curso - SCRUM no Contexto do Serviço Público

Objetivo: A partir da compreensão de que o cenário brasileiro e as tendências em outros países apontam para o permanente aprimoramento do uso que se faz das novas tecnologias para a resolução de problemas concretos que melhorem a vida do cidadão, o curso se propõe a preparar servidores públicos para a aplicação do framework do Scrum no gerenciamento de projetos e na execução de ações públicas.

Público Alvo: O curso Scrum no Contexto do Serviço Público destina-se a servidores públicos que ocupam cargo de gestão. Servidores públicos de qualquer esfera de Poder bem como cidadãos em geral estão autorizados a realizar o curso. 

Carga Horária: 15h

Insrcições: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/395

Curso - Gestão de Equipes em Trabalho Remoto

Objetivo: Este curso apresenta diversas contribuições para a gestão de equipes em trabalho remoto. O conteúdo traz dicas e ferramentas interessantes, além de abordar pontos importantes relacionados à gestão de pessoas. Trata-se de um curso necessário, criado a partir dos desafios que afetaram as instituições nos últimos tempos. Que tal conhecer um pouco mais desse assunto? Inscreva-se.

Público Alvo: Agentes públicos que exercem função de liderança e sociedade em geral. Curso aberto, qualquer pessoa pode se inscrever.

Carga Horária: 20h

Inscrições: https://www.escolavirtual.gov.br/curso/334