Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Curso capacita técnicos e docentes sobre Processo de Compras
conteúdo

Notícias

Curso capacita técnicos e docentes sobre Processo de Compras

publicado: 14/08/2018 18h01, última modificação: 24/08/2018 09h20

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza até o dia 17 deste mês, o curso “Etapa Preliminar do Processo de Compras: Elaboração do Termo de Referência Simplificado, Pesquisa de Preços, Solicitação de Materiais no SIPAC e Solicitação de Serviços”. O curso acontece no horário das 8h às 12h, no Centro de Desenvolvimento do Servidor Público (CEDESP), Campus I. É destinado para servidores técnico-administrativos e professores da instituição.

Segundo a Assistente em Administração, Natúcia Santos, o curso é voltado para capacitar os servidores técnico-administrativos e professores que têm perfil para lidar como requisitante e fazer esse trabalho tanto de execução dos pedidos de compra de material como de serviço junto ao Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contatos (SIPAC) como elaboração de documentos para processos.”O curso terá uma carga horária de 32 horas, e tem um vasto conteúdo pragmático como por exemplo pregão, pesquisa de preço, adesão, contratação direta e outros temas”, destacou Natúcia.

Na primeira etapa do curso foi abordado para os 25 participantes o conteúdo programático “Elaboração do Termo de Referência Simplificado” que é o documento que descreve o material ou serviço que a unidade requisitante deseja contratar.

Nesta semana, a Assistente em Administração, Natúcia Santos ministra aulas com temas como requisição de serviços no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contatos (SIPAC) e a elaboração do procedimento de contratação conforme a instrução normativa nº 05/2017 do Ministério do Planejamento que dispõe sobre as regras e diretrizes do procedimento de contratação de serviços sob o regime de execução indireta no âmbito da Administração Pública Federal e as requisições de materiais no SIPAC.

O curso visa capacitar técnico-administrativos e professores da UFPB sobre as metodologias de elaboração das requisições da Pró-Reitoria Administrativa (PRA) que auxilia a direção superior nas áreas de administração contábil e financeira, material, patrimônio e atividades auxiliares e também ter acesso ao sistema de capacitação voltada para a prática. 

O curso é uma realização da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) e da Divisão de Educação e Capacitação Profissional (DECP).

 

Foto: Oriel Farias

Fonte: Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo