Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Chamada Pública Interna para Professor Visitante e Edital de Titular Livre

Chamada Pública Interna para Professor Visitante e Edital de Titular Livre

publicado: 04/04/2018 16h35, última modificação: 12/04/2018 14h55

A Reitora da UFPB, professora Margareth Diniz, autorizou Chamada Pública para contratação de 107 professores visitantes (de nacionalidade brasileira e/ou estrangeira) e Edital para 05 professores titulares livres.

O processo de seleção simplificada para a contratação de professor visitante será realizado pelos Centros de Ensino, que definirão, de acordo com a área de atuação e perfil do contratado, o Departamento de lotação do docente.

O processo seletivo será aberto mediante Edital específico, publicado pela PROGEP, com base em indicadores de mérito acadêmico-científico, incluindo-se análise de curriculum vitae do(s) candidato(s) e/ou outros critérios específicos a serem estabelecidos pelos colegiados dos Centros de Ensino. O Edital será publicado em 2 idiomas (inglês e português).

No caso do professor titular livre, os editais para Departamentos dos Centros de Tecnologia, Saúde, Exatas e da Natureza, e o de Humanas, Sociais e Agrárias já foram publicados. Resta ainda 01 edital a ser aberto, o que ocorrerá após reunião com os Diretores dos Centros das áreas de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Jurídicas.

“Ao todo, entre titulares livres e visitantes, serão integrados aos quadros da UFPB 105 professores da mais alta qualificação que irão contribuir para consolidar ainda mais a excelência do trabalho aqui realizado” disse a Reitora.

E acrescentou: “essa ação é fruto do trabalho de reestruturação e consolidação do banco de professor equivalente da instituição, realizado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Hoje, além da garantia de créditos suficientes para suprir com professores substitutos os afastamentos em todas as modalidades previstas em lei, está sendo possível, também, abrir os editais para professores visitantes”.

A professora Margareth Diniz informou que “conjugado a esse feito, houve a autorização para o provimento de 05 vagas de titular livre pelo Ministério do Desenvolvimento, Planejamento e Gestão, cujos editais vem sendo publicados”.

A Reitora acredita que “a incorporação dos novos professores tem o objetivo de elevar ainda mais o conceito dos programas de pós-graduação contemplados e reforçar o processo de internacionalização da UFPB, que se consolida a cada ano”. Além disso, dará suporte a outra ação, que será desenvolvida com o intuito de ajustar definitivamente os calendários acadêmicos da graduação, hoje assimétricos, unificando-os até 2019.  Nesse caso, a segunda chamada Pública  será para 30 vagas".

O professor visitante deverá ser capaz de expandir as atividades de internacionalização, viabilizar o intercâmbio científico e tecnológico e a participação em redes de pesquisa – prioritariamente internacionais, o que impactará positivamente nos indicadores de pesquisa e pós-graduação institucionais. Atuarão na melhoria da qualidade da pesquisa e pós-graduação institucionais, podendo ministrar aulas (na graduação e/ou pós-graduação), orientar alunos, cooperar na elaboração de projetos de captação de recursos nas agências nacionais e internacionais, bem como na produção de artigos a serem submetidos a revistas de alto fator de impacto.

Com esse propósito, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, juntamente com as Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Graduação, elaboraram a Chamada Pública Interna a seguir.

Confira aqui a Chamada Pública.