Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ações de qualidade de vida para os servidores durante a quarentena
conteúdo

Notícias

Ações de qualidade de vida para os servidores durante a quarentena

publicado: 08/05/2020 20h51, última modificação: 08/05/2020 20h51

Desde a confirmação dos primeiros casos de COVID-19, o mundo percebeu que estava lidando com uma doença com alto poder de transmissibilidade. Diante disto, estratégias para evitar a disseminação desta patologia foram empreendidas, sendo o isolamento social a mais executada mundialmente.

No entanto, diante da inquestionável necessidade do confinamento social enquanto ferramenta de redução do contágio por COVID-19, este não é um método isento de consequências. Dentre os efeitos colaterais desse isolamento, o impacto sobre a saúde mental das pessoas é quase sempre presente de algum modo, podendo gerar uma queda significativa na qualidade de vida desses indivíduos.

Com o aumento gradativo dos índices de adoecimento, agravamento e mortes pelo novo coronavírus, muitos desencadeiam ou agravam problemas de ordem emocional e/ou psicológica como tristeza, síndrome do pânico, paranóia, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), ansiedade e até mesmo depressão com pensamentos suicidas em virtude da necessidade de distanciamento, isolamento social e quarentena.

Pensando nisso, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas através da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho - CQVSST, elaborou um conjunto de ações que serão oferecidas virtualmente, com o intuito de contribuir para o bem-estar, saúde e qualidade de vida dos servidores técnico-administrativos e docentes dos Campi da UFPB.

As ações serão executadas pela equipe multiprofissional da Divisão de Qualidade de Vida e Saúde, e envolvem a produção e exposição de vídeos motivacionais, textos informativos no site, redes sociais da Progep e no e-mail dos servidores, apoio psicológico, orientações nutricional e social individualizadas e práticas por meio de plataformas online, a exemplo da abertura de turmas para práticas de relaxamento à distância.

No site da Progep será disponibilizado um espaço com orientações no formato de perguntas e respostas para propagar de forma clara e objetiva informações técnicas e com amparo científico sobre as principais dúvidas do processo fisiopatológico da infecção por COVID 19. Também serão oferecidas capacitações aos servidores com foco na qualidade de vida, fruto do trabalho conjunto entre a Divisão de Educação e Capacitação Profissional – DECP e a CQVSST.

As orientações sobre como se inscrever e participar das atividades serão divulgadas durante o mês de maio nos canais de comunicação da Progep e no e-mail dos servidores. Para outras informações a equipe multiprofissional disponibilizou o contato de e-mail: promosqv@progep.ufpb.br