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Ações da Progep no período de quarentena

publicado: 13/04/2020 16h54, última modificação: 13/04/2020 16h54

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas realizou mais de 2.800 ações de trabalho nos últimos treze dias do mês de março, período em que se deu o início do trabalho remoto para os servidores da UFPB, conforme a Portaria nº 090/2020, que dispõe sobre as medidas de prevenção e adequação do funcionamento da universidade às determinações oficiais referentes à emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus (COVID-19).

Os números são a expressão do trabalho coletivo dos servidores da Pró-Reitoria, que superando as dificuldades iniciais ocasionadas pela mudança brusca da sistemática de trabalho têm atendido as demandas que chegam aos seus setores. Os dados são fruto de um levantamento das atividades das Divisões e Coordenações no período de 18 a 31 de março, chegando a marca de 2.846 ações, considerando toda emergência do momento e o período de adaptação ao trabalho remoto, com a inserção de outras ferramentas de atendimento que antes não eram utilizadas, como o WhatsApp.

A tramitação de processos chegou ao número de 1.947, entre processos recebidos e enviados, e os atendimentos via e-mail, solicitações eletrônicas e WhatsApp chegaram a 889. Considerando a média de dias trabalhados, foram mais de 280 atividades de trabalho por dia útil. Além do trabalho técnico, processual e de atendimento, foram realizadas ações de planejamento, como o Plano Anual de Proteção Contra Incêndio da UFPB, realizado através da parceria entre a Divisão de Segurança do Trabalho (DIST) e a Superintendência de Infraestrutura (SINFRA), e o planejamento de compras de materiais da Pró-Reitoria para o ano de 2020, com a inserção de mais de 600 itens no Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC), de compras governamentais.

De acordo com o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Francisco Ramalho, o trabalho remoto vem cumprindo um importante papel. “Primeiro, pelo fato de contribuir para evitar aglomeração que potencialize a disseminação do Coronavírus. Depois, pelo fato de ser uma ferramenta que permite a continuidade dos serviços internos e daqueles prestados aos servidores diariamente”.

O Pró-Reitor informou ainda, que a procura pelos serviços de forma eletrônica tem ocorrido normalmente. “Até porque os nossos processos estão mapeados, com rito e instrução processual definidos. Além disso, já trabalhamos completamente com processos eletrônicos. Por esses motivos, a demanda presencial chegou praticamente a zero”, comentou.

Os canais de comunicação oficial e as redes sociais da Progep, como Instagram e Facebook, estão sendo alimentados com informações que servem de suporte para os servidores diante de suas demandas. No site da Progep constam formulários, legislação vigente sobre os diversos temas relacionados a gestão de pessoas, além dos contatos dos setores da Pró-Reitoria. Esses dados estão em constante atualização para que o servidor da UFPB tenha o acesso de forma rápida e consiga encaminhar suas demandas.

 

Hannah Barbosa | Comunicação - Progep