Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > A influência do Sono na Saúde Mental do Servidor
conteúdo

Notícias

A influência do Sono na Saúde Mental do Servidor

publicado: 29/05/2020 11h10, última modificação: 29/05/2020 11h10

Desde a confirmação dos primeiros casos de COVID-19, o mundo percebeu que estava lidando com uma doença com alto poder de transmissibilidade. A necessidade do confinamento social enquanto ferramenta de redução do contágio por COVID-19, não é isenta de consequências. Dentre os efeitos colaterais desse isolamento, o impacto sobre a saúde mental das pessoas é quase sempre presente de algum modo, podendo gerar queda significativa na qualidade de vida desses indivíduos.

O sono, em sua qualidade e quantidade está relacionado à nossa saúde mental. Em tempos de isolamento social, é ainda mais importante pensar em manter a higiene do sono, de forma que ele não seja mais um estressor dentro da realidade a qual estamos em processo de adaptação, pois ele tem papel fundamental no sistema imunológico e na regulação emocional.

Pensando nisso, a equipe multiprofissional da Divisão de Qualidade de Vida e Saúde/CQVSST da Progep, apresenta algumas orientações sobre desenvolver hábitos que estejam em conformidade com o contexto atual de isolamento.

* Se programar para ter um horário de ir para a cama. Seu corpo precisa entender que aquela é a hora de “desligar”, negligenciar isso durante algumas noites, pode fazer com que seja difícil para ele entender isso, uma vez que ele não saberá mais o que é esperado naquele momento.

* Procurar usar o quarto realmente para o descanso. Evite trabalhar na cama com o notebook, faça suas refeições em outro lugar. Aquele ambiente precisa ser associado ao relaxamento, não à atividade.

* Cuidado com as luzes. Se expor à luz natural e permitir sua entrada em casa durante o dia é extremamente benéfico e indicado, porém a luz azul de celulares, tablets e computadores, principalmente quando a luz natural já não está mais disponível, pode levar a uma diminuição na produção de melatonina, que é o hormônio que estimula nosso sono.

* Procurar ir diminuindo o ritmo das atividades pouco antes do período que programou para dormir. Engajar-se em atividades relaxantes para você.

* Manter uma alimentação leve, principalmente perto da sua hora de sono. 

A Progep reforça o cuidado com a qualidade de vida dos servidores da UFPB, e através da CQVSST está oferecendo virtualmente, apoio psicológico para os servidores técnico-administrativos e docentes dos Campi da UFPB, através do e-mail: psicapoio@gmail.com