Você está aqui: Página Inicial > Contents > Em Destaque > Um olhar multiprofissional sobre o Janeiro Branco

Notícias

Um olhar multiprofissional sobre o Janeiro Branco

por publicado: 19/01/2018 13h10 última modificação: 19/01/2018 13h13




Seguindo a proposta do Janeiro Branco, a PROGEP traz o olhar de profissionais da equipe da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho (CQVSST). O médico psiquiatra Dr. Sillas Duarte de Melo, que faz parte da equipe multiprofissional da CQVSST, apresentou a importância da área da psiquiatria no tratamento da saúde mental.

Segundo o Dr. Sillas, a psiquiatria é um dos ramos da Medicina que objetiva avaliar os pacientes com sofrimento psíquico no sentido de diagnosticar, tratar, reabilitar e prevenir a recorrência dos transtornos mentais, sejam eles de origem orgânica ou funcional. Transtorno mental é toda e qualquer alteração no funcionamento da mente que prejudica o desempenho social, familiar, no trabalho, nos estudos, e na capacidade autocrítica dos indivíduos, causando sofrimento a ele mesmo ou a seus próximos.

Para o psiquiatra, atualmente, é significativa a parcela da população que sofre com transtornos relacionados a ansiedade e depressão. Nesse sentido, iniciativas como o Janeiro Branco trazem a oportunidade de refletir acerca do cuidado que devemos ter em relação a nossa saúde mental, pois, assim como outras partes de nosso organismo, a mente pode vir a adoecer. Tal situação merece devida atenção quanto ao tratamento, que deve ser realizado por equipe multidisciplinar, incluindo psicoterapia, uso de medicamentos, terapias alternativas, dentre outras, objetivando sempre a melhoria do estado mental e promovendo bem estar do indivíduo consigo mesmo e com os próximos.

Campanha Janeiro Branco: uma campanha dedicada a colocar os temas da Saúde Mental em máxima evidência no mundo em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade.

Ao longo do mês de janeiro, a PROGEP estará engajada na divulgação e fortalecimento da campanha, com ações de sensibilização nas redes sociais. Na Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho, a Pró-Reitoria conta com profissionais da área de saúde como psiquiatras, psicólogos, enfermeiros e nutricionistas que desenvolvem trabalhos relacionados a saúde mental, para os servidores da instituição.