Você está aqui: Página Inicial > Contents > Em Destaque > PROGEP realiza I Seminário de Gestão de Pessoas

PROGEP realiza I Seminário de Gestão de Pessoas

publicado: 04/05/2018 11h31, última modificação: 04/05/2018 13h54

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas realizou na última sexta-feira, 27.04, no cine Aruanda do CCTA, o I Seminário de Gestão de Pessoas - Avanços, Desafios e Perspectivas.

O Seminário está no contexto de uma sequência de ações que visa assegurar o compromisso de oferecer um serviço de qualidade a todos os servidores da UFPB, primando pela excelência aplicada aos processos de trabalho executados pelos setores que tratam com pessoas.

A ação, que envolveu toda equipe da PROGEP e Agentes de Gestão de Pessoas das unidades acadêmicas e administrativas da instituição, faz parte do planejamento de capacitação extensivo a todos aqueles que interagem, diariamente, com professores e técnico-administrativos nos locais onde atuam.

O evento contou com a participação do Diretor do CCTA, professor David Fernandes e de entidades representativas da universidade como a ADUFPB-JP na pessoa de seu presidente o professor Cristiano Boneau, e do SINTESPB,  sendo representado pela diretora de raça, etnia e gênero Edna Morais.

A programação do evento trouxe como proposta a palestra: Assertividade no ambiente de trabalho – um olhar sobre o serviço público, que foi ministrada pela professora Carmen Sevilla, docente da UFPB, e a formação de  grupos de trabalho em torno de mesas temáticas sobre Processos de Gestão de Pessoas, Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho.

Qualidade de Vida

No que diz respeito à Coordenação de Qualidade de Vida, além das ações já consolidadas, destaca-se a  execução dos exames médicos periódicos e a implantação da equipe multidisciplinar de saúde mental, que vem realizando atendimento a servidores em situações de fragilidade, além de atuar em casos de suspeita de assédio moral nos diversos setores da Universidade. Também foram reforçadas no evento as ações a serem realizadas para a formação das brigadas de incêndio nos prédios da UFPB.

Desenvolvimento de Pessoas

O Coordenador de Desenvolvimento de Pessoas, Hárrisson Grigório, falou sobre o investimento feito na política de desenvolvimento de servidores, apesar dos cortes orçamentários impostos pelo Governo Federal. Segundo ele, “destaca-se o aumento expressivo na oferta de vagas na capacitação à distância e na qualificação de servidores via Plano de Qualificação Institucional que passou de quarenta para oitenta vagas este ano. A perspectiva é que sejam investidos mais de um milhão de reais a cada ano para capacitar e qualificar o quadro de servidores da UFPB".

Processos de Gestão de Pessoas

Sobre a Coordenação de Processos de Gestão de Pessoas, foram elaboradas resoluções, instruções normativas e minutas para a realização de concursos para docentes e técnico-administrativos, o que deu mais agilidade e eficiência na abertura dos certames. A implantação de 21 módulos do SIGRH possibilitou a modernização dos processos de trabalho e um avanço nos procedimentos da folha de pagamento, desenvolvimento de pessoal e qualidade de vida e saúde do servidor. Foram atendidas 100% das trilhas de auditoria do sistema de trilhas da CGU.

O resultado dos trabalhos realizados nas áreas mencionadas, foram consolidados com definição de Diretriz Estratégica, Ações, Metas, Cronograma, Prevenção de Risco e Interseção entre os Planos de cada um dos setores, inclusive, com previsão dos recursos necessários para execução, tudo em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPB nesse campo.

Confira a galeria de fotos do evento.