Você está aqui: Página Inicial > Contents > Em Destaque > PROGEP aprova no CONSUNI Plano de Capacitação e Qualificação dos Servidores da UFPB

publicado: 08/03/2018 16h00, última modificação: 08/03/2018 16h00

Na última reunião do Conselho Universitário (CONSUNI), foi aprovado o Plano de Capacitação dos Servidores da UFPB para os exercícios de 2018-2019.

Com a previsão de início das ações para a segunda quinzena de março, o Plano prevê uma oferta de 3.600 (três mil e seiscentas) vagas, através da execução de 41 projetos, inseridos em 21 programas, para os exercícios de 2018-1019.

Segundo a Diretora da Divisão de Educação e Capacitação Profissional (DECP), Renata Benedito, essas ações visam aprimorar conhecimentos, habilidades e atitudes de docentes e técnico-administrativos, através de cursos na modalidade presencial e a distância, em linhas de desenvolvimento orientadas para o alcance dos objetivos institucionais.

O Plano inclui também atividades educativo-terapêuticas de promoção e atenção à saúde, que orientam ações de conscientização para que se tenha melhor qualidade de vida e bem estar no trabalho, e está balizado pelas diretrizes estratégicas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPB, avaliação das ações realizadas no exercício anterior e Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) realizado com gestores e servidores lotados nos quatro campi da UFPB.

De acordo com o Coordenador de Desenvolvimento de Pessoas, Harrisson Grigório, o Levantamento das Necessidades de Capacitação e Qualificação, efetuado em 2017, contou com a adesão de 82 unidades acadêmicas e administrativas, e resultou em um detalhado relatório das demandas de capacitação por ambiente organizacional em quatro aspectos: a competência a ser desenvolvida pelos servidores, a ação de capacitação que desenvolverá cada competência e o quantitativo de servidores que necessitam realizar a ação, além da modalidade escolhida.

O investimento de R$ 1.675.000,00 (um milhão, seiscentos e setenta e cinco mil reais) nas ações de Capacitação e Qualificação previstas para os Exercícios 2018-2019 representa 80% do orçamento total da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

MESTRADO E DOUTORADO

Com o objetivo de qualificar servidores técnico-administrativos e docentes através de cursos de pós-graduação, a PROGEP e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) vêm redobrando esforços no sentido de ampliar os investimentos no Plano de Qualificação Institucional, que atua na prospecção de vagas para servidores nos programas de Pós-Graduação stricto sensu, profissionais ou acadêmicos, possibilitando a formação de servidores mestres e doutores na própria Instituição.

Para essa ação, será publicado edital conjunto PROGEP-PRPG com a finalidade de selecionar programas de pós-graduação da UFPB que reservem vagas exclusivas para seleção de servidores da Instituição, mediante contrapartida de fomento financeiro aos alunos do Programa.

Segundo o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Chico Ramalho, o Plano é um valioso instrumento para mobilização dos conhecimentos, saberes e atitudes dos servidores no esforço conjunto para alcançar os objetivos institucionais e a referência em gestão pública entre as Instituições Federais de Ensino Superior Brasileiras.

Falando sobre o tema, a Reitora da UFPB, Margareth Diniz, ressaltou: “na UFPB, hoje, 76,18% dos docentes são doutores, e 55,5% dos técnico-administrativos têm pós-graduação (especialização, mestrado e/ou doutorado), e esse contingente de profissionais de elevado nível de qualificação garante a marca da excelência que faz reconhecido o nosso trabalho. A nossa meta é elevar ainda mais esses índices”.

O Plano de Capacitação e Qualificação dos servidores é uma das políticas de ação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas inserida no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPB e estará disponível para consulta no site da PROGEP a partir da segunda quinzena do mês de março.