Você está aqui: Página Inicial > Contents > Em Destaque > Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama

Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama

publicado: 21/10/2021 16h36, última modificação: 21/10/2021 16h38

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

O período é celebrado, também, no Brasil com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da incidência e da mortalidade, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61 casos a cada 100 mil mulheres.

Ainda de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa para o câncer de mama na Paraíba, nos anos 2020-2021-2022, é de 1.120 novos casos, para cada ano. Desses, 360 serão somente em João Pessoa.

O Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC) é o serviço de referência do estado da Paraíba para o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo uterino, oportunizando às mulheres paraibanas à cura.

Na Rede Municipal, além dos serviços direcionados ao diagnóstico, prevenção, controle e reabilitação do câncer de colo e mama, há o Programa Municipal Permanente de Atenção à Saúde da Mulher, com o Centro de Referência em Mastologia, ultrassonografistas, mastologistas e o Centro de Referência em Ginecologia.

Segundo Dra. Joana Marisa de Barros, a sensação de emergência trazida pela Covid-19 tirou do foco outras importantes causas e cuidados, trazendo um grande retrocesso à luta contra o câncer de mama. “Na campanha do Outubro Rosa 2021, queremos convocar o público a se movimentar depois de um longo período de omissão: TÁ NA HORA de voltar a se cuidar, de cobrar os seus direitos, de tomar uma atitude, de se posicionar, de contribuir. O câncer não espera por nenhuma motivação. Ele segue devastando vidas e é uma corrida contra o tempo: não dá para adiar mais nem um dia sequer. Sejam exames, apoio ou atitudes, *tá na hora de agir! *”, destacou ela.

Dra. Joana Marisa, mastologista, presidente da ONG Amigos do Peito e Coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de João Pessoa, será a palestrante da Live “Saúde da Mulher: Outubro Rosa “ a ser proferida no dia 26/10 do ano corrente, às 19h30min, no canal YouTube (inscrição via link enviado aos e-mails dos servidores, para ter direito á certificados e participar dos sorteios).Tal evento está inserido na programação da XIV Semana do Servidor, mas será aberto ao público em geral.

Na certeza de que em grande parte dos casos, o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, aumentando assim as chances de tratamento e cura, por meio da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho - CQVSST, a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas- PROGEP alerta, especialmente às servidoras, que fiquem atentas ao primeiro sinal suspeito e procurem o ginecologista ou mastologista.

Se cuide! Não fique fora dessa! Participe da Live “Saúde da Mulher: Outubro Rosa” e tire suas dúvidas!

Fonte: