Você está aqui: Página Inicial > Contents > Em Destaque > Estratégias de prevenção e controle de infecção em caso de adoecimento por COVID-19
conteúdo

Notícias

Estratégias de prevenção e controle de infecção em caso de adoecimento por COVID-19

publicado: 03/09/2020 16h41, última modificação: 03/09/2020 16h41

Já estamos há quase seis meses com a nova realidade de convivência, devido a infecção viral potencialmente fatal, que se alastrou por todo o mundo. Muitos de nós passaram, estão passando ou passarão pela experiência de estar contaminado ou ter uma pessoa da família infectada pelo novo Coronavírus. Dessa forma, diante dessa situação, quais estratégias de prevenção e controle de infecção devemos adotar?

Primeiramente, é importante lembrar que na grande maioria dos casos os familiares não estão habituados com os procedimentos de prevenção e controle de infecção. Assim, caso não esteja seguro, tente entrar em contato com um profissional de saúde para receber orientação adequada.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS e a Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, as seguintes recomendações gerais devem ser adotadas:

• Colocar o paciente em um quarto individual bem ventilado (com as janelas abertas).

• Limitar o movimento do paciente pela casa e minimizar o espaço a ser compartilhado. Certificar-se de que os espaços compartilhados estejam bem ventilados.

• Separar os espaços para dormir e, quando possível, colocar o paciente em um quarto separado.

• Lavar frequentemente as mãos com água e sabão por 40 a 60 segundos e pelo menos nos seguintes momentos críticos:

– imediatamente ao chegar da rua;

– antes e depois de comer;

– antes e depois de preparar alimentos;

– após usar o banheiro;

– antes e depois de realizar uma tarefa de limpeza;

– antes e depois de tocar em dinheiro;

– antes de colocar e depois de retirar o equipamento de proteção individual (EPI), especialmente as luvas;

– após qualquer tipo de contato com o paciente.

• Secar as mãos com toalhas de papel descartáveis. Se não houver toalhas de papel descartáveis, usar toalhas de pano limpas e trocá-las diariamente. Estas devem ser de uso exclusivo do paciente.

• Garantir o uso de EPIs durante a limpeza: máscara, óculos de proteção, luvas e aventais de plástico resistentes a líquidos. Esses EPIs são de uso pessoal.

• Limpar as luvas reutilizáveis, o avental e os óculos de proteção com água e sabão e depois desinfetá-los com solução de hipoclorito de sódio a 0,1%.

• Limpar as superfícies que são tocadas com muita frequência com água e detergente pelo menos duas vezes por dia. Em seguida, aplicar uma solução desinfetante de hipoclorito de sódio a 0,1%, deixando-a agir por pelo menos 1 minuto antes de enxaguar.

• Limpar com água e detergente as superfícies do quarto onde o paciente está sendo tratado, como a mesa de cabeceira, o abajur sobre a mesa de cabeceira, a cama, as maçanetas, os puxadores e as torneiras. Em seguida, aplicar uma solução desinfetante de hipoclorito de sódio a 0,1% pelo menos duas vezes por dia, deixando-a agir por pelo menos 1 minuto.

• Limpar os banheiros com água e detergente e, em seguida, aplicar uma solução desinfetante de hipoclorito de sódio a 0,1% pelo menos duas vezes por dia, deixando-a agir por pelo menos 1 minuto.

• Dar descarga no vaso sanitário com a tampa abaixada para evitar respingos de água e nuvens de gotículas.

• Usar roupas de cama e utensílios para comer de uso exclusivo para o paciente.

• Colocar as roupas, a roupa de cama, as toalhas de banho e de mão do paciente em um saco para transportá-las para a área de lavanderia da residência. Não sacudir as roupas sujas. Usar EPIs.

• Lavar as roupas, as roupas de cama, as toalhas de banho e de mão do paciente em água quente e detergente e deixá-las secar bem.

• Descartar lenços de papel, máscaras e outros materiais de limpeza do paciente em um recipiente de uso exclusivo, com saco e tampa.

• Descartar os resíduos do quarto do paciente em um saco duplo, para sua destinação de acordo com as normas nacionais.

Aplicando as ações recomendadas e agindo de maneira calma, consciente e planejada é possível enfrentar a Pandemia pela COVID-19 sem maiores danos.

A Progep em atenção à saúde e qualidade de vida dos servidores (técnico-administrativos e docentes), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho - CQVSST, tem disponibilizado através dos seus canais de comunicação, orientações e atendimento virtual multiprofissional. A equipe de enfermagem da Divisão de Qualidade de Vida e Saúde – DQVS realiza o atendimento aos servidores através do e-mail: dqvs.enfermagem@progep.ufpb.br . Este canal é um espaço de escuta para sanar as dúvidas sobre o processo saúde-doença relacionadas à pandemia da Covid-19.

 

 Fonte:

  Adaptado de : Organização Pan–Americana da Saúde -  https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52302/OPASBRACDECOVID-19200024_por.pdf?sequence=1&isAllowed=y