Você está aqui: Página Inicial > Contents > Em Destaque > Dia Mundial da Hipertensão Arterial

Dia Mundial da Hipertensão Arterial

publicado: 17/05/2021 14h02, última modificação: 17/05/2021 14h02

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho (CQVSST) e da Divisão de Qualidade de Vida e Saúde (DQVS), aproveita este dia para promover a conscientização sobre a doença que costuma evoluir de forma silenciosa e é o principal fator de risco para problemas cardiovasculares graves, como o infarto do miocárdio eo acidente vascular cerebral (AVC).

Popularmente conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial sistêmica é uma condição clínica que se caracteriza por uma elevação sustentada dos níveis pressóricos sanguíneos dentro das artérias. As artérias podem ser entendidas como um sistema de tubos que levam o sangue para todos os tecidos e órgãos. Quando a pressão do sangue arterial se eleva de forma sustentada, pode causar danos na parede interna dessas artérias e trazer danos em vários órgãos e tecidos.

A classificação da pressão arterial, a partir de 18 anos de idade, medida casualmente ou no consultório é a seguinte:

CLASSIFICAÇÃO PAS mmHg PAD mmHg
Normal Menor ou igual a 120 Menor ou igual a 80
Pré hipertenso 121 - 139 81 - 89
Hipertensão Estágio I 140 - 159 90 - 99
Hipertensão Estágio II 160 - 179 100 - 109
Hipertensão Estágio III Igual ou maior a 180 Igual ou maior a 110

Aqui vão algumas informações importantes para prevenir e combater a hipertensão arterial:

1. A pressão arterial pode variar durante o dia. A tendência é que ela diminua quando estamos dormindo e que aumente quando realizamos esforço físico. Estas situações não querem dizer que você seja necessariamente um hipertenso, mas o acompanhamento médico é sempre importante nesses casos;

2. As pessoas acreditam que a pressão arterial só está alterada quando elas ficam ruborizadas, com raiva, tensas ou animadas. Isso é um tabu. Embora seja possível que isso aconteça, na maioria dos casos, a hipertensão não produz sintomas óbvios;

3. A hipertensão, na maioria das vezes, é uma herança genética. Entretanto, pode ser desencadeada por hábitos de vida como: obesidade, consumo excessivo de sal ou de bebida alcoólica e inatividade física;

4. Ela não tem cura, mas pode e deve ser controlada. O tratamento contínuo pode evitar futuros infartos do coração, derrames e paralisia dos rins. Ele deve ser feito através de remédios controladores da pressão e hábitos saudáveis como controlar o peso, evitar o fumo e controlar o estresse;

5. Quem tem pressão alta deve ficar atento a alimentos ricos em sódio, como os refrigerantes “zero açúcar”, além de conservas (picles, azeitonas, maionese e ervilha), alimentos embutidos (salsicha, mortadela, linguiça, presunto, salame e paio), carnes salgadas (bacalhau, charque, carne seca e defumados) queijos em geral, dando preferência a queijo branco ou ricota sem sal;

6.O exercício físico adequado não apresenta efeitos colaterais e traz vários benefícios para a saúde, tais como ajudar a baixar o peso e a pressão arterial, diminuir as taxas de gordura e açúcar no sangue, elevar o “bom colesterol”, diminuir a tensão emocional e aumentar a autoestima. Deve-se sempre seguir a orientação de um profissional de educação física na hora de seguir um programa de treinamento físico.

É importante ressaltar que, antes da pandemia, as doenças cardiovasculares eram a principal causa de morte no país. Além disso, segundo o Ministério da Saúde, os indivíduos hipertensos estão mais propícios a desenvolverem complicações decorrentes da infecção por COVID 19. Essas complicações estão relacionadas à trombose que é a formação de um coágulo (ou trombo) que, em algum lugar do sistema circulatório, leva à obstrução do vaso sanguíneo.

Em tempos de pandemia e isolamento social, fica o alerta: atenção redobrada à sua pressão arterial!!

Em todos os tempos, busque um estilo de vida saudável, harmonia no ambiente familiar e social. Assim, garantirá uma boa saúde física e mental, com uma vida mais longínqua e de qualidade!

Referências: