Você está aqui: Página Inicial > Contents > Em Destaque > Dia Internacional da Mulher
conteúdo

Notícias

Dia Internacional da Mulher

publicado: 08/03/2022 08h04, última modificação: 08/03/2022 10h48

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) celebra o Dia Internacional das Mulheres. Desta forma, aproveitamos a oportunidade para sugerir algumas dicas de alimentação já que, em diferentes faixas etárias, as necessidades nutricionais delas variam.

A saúde da mulher requer atenção e cuidados únicos em função das oscilações hormonais e fisiológicas, as quais estão expostas ao longo da vida. A promoção de uma alimentação saudável e a manutenção do peso adequado são fundamentais para promover saúde e bem-estar durante toda a vida, uma vez que o consumo alimentar inadequado constitui-se como um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças altamente prevalentes nas diferentes fases. Portanto, conhecer e acompanhar os hábitos alimentares das mulheres nas diversas fases pode amenizar os agravos na saúde, garantir uma maior qualidade de vida, e consequentemente um envelhecimento tranquilo e sem eventuais complicações.

É durante a infância que iniciamos a formação dos hábitos alimentares que serão levados para a vida adulta, portanto, investir na alimentação é pensar em um futuro saudável. Na adolescência, é bom focar em comida de “verdade” e evitar fast foods e dietas da moda. É preciso repor nutrientes e garantir energia para todas as atividades. Vitaminas do complexo B, zinco e ferro são muito importantes nessa fase.

Na fase adulta é importante valorizar a individualidade de cada mulher, conforme seu estilo de vida, para promover a saúde e a longevidade. Durante a gestação e amamentação recomenda-se evitar alimentos ultra processados, excesso de cafeína e de açúcar e gorduras saturadas e trans.

A menopausa é um processo natural do organismo das mulheres que pode gerar alteração no estado nutricional, aumento de peso e da gordura corporal. Alguns nutrientes podem amenizar esses e outros sintomas presentes nessa fase da vida e para isso é importante a ingestão de grãos, cereais integrais, frutas e hortaliças.

Na terceira idade é importante adaptar a consistência dos alimentos quando existirem dificuldades na mastigação, deglutição e digestibilidade e preparar as refeições com diferentes cores, sabores, formas, texturas e aromas. Fazer as refeições com companhia, sempre que possível, e num ambiente calmo e agradável. Utilizar ervas aromáticas, especiarias e sumo de limão para temperar os cozinhados, evitando o excesso de sal. A ingestão de água deve ser reforçada, pois os idosos têm elevado risco para a desidratação pelas possíveis perdas de líquidos e pela baixa percepção de sede.

Lembre-se que é importante que a atividade física seja aliada da alimentação saudável para a manutenção da saúde.

Feliz dia das Mulheres!!!!

Referência:
www.crn3.org.br