Você está aqui: Página Inicial > Contents > Em Destaque > Dezembro Vermelho: PROGEP alerta a comunidade universitária para a prevenção da AIDS e IST

publicado: 17/12/2018 13h56, última modificação: 17/12/2018 14h44

O último mês do ano não é apenas o mês do Natal. Dezembro também é o mês dedicado ao combate, prevenção e conscientização da AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Neste mês, profissionais e organizações do mundo todo se engajam para alertar sobre os perigos dessa doença e também promover a solidariedade com os portadores dos vírus.

O que são as ISTs?

As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e podem ser transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passa a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.

Como é a prevenção das IST?

O uso da camisinha (masculina ou feminina) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/AIDS e das hepatites virais B e C.Serve também para evitar a gravidez.

A camisinha masculina ou feminina pode ser retirada gratuitamente nas unidades de saúde. Quem tem relação sexual desprotegida pode contrair uma IST. Não importa idade, estado civil, classe social, identidade de gênero, orientação sexual, credo ou religião. A pessoa pode estar aparentemente saudável, mas pode estar infectada por uma IST.

AIDS

A AIDS é causada pelo vírus HIV, entretanto há pessoas soropositivas que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Atualmente, 75% das pessoas vivem com o vírus e conhecem seu estado sorológico. A meta da ONU é garantir que até 2020 esse número chegue a 90%, e desses, pelo menos 90% dessas pessoas recebam tratamento, e entre os que recebem tratamento, 90% tornem indectáveis – estado em que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter qualidade de vida sem manifestar os sintomas da AIDS.

No Brasil, 92% das pessoas em tratamento já atingiram esse estado de estarem indetectáveis. Essa conquista se deve ao fortalecimento das ações do Ministério da Saúde, por meio do DIAHV (Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, Aids e das Hepatites Virais), para ampliar a oferta do melhor tratamento disponível para o HIV. Além disso, no campo da prevenção, o SUS coloca à disposição da população as estratégias e tecnologias mais avançadas para a prevenção à infecção pelo vírus, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)e a Profilaxia Pós Exposição (PEP).

O laço vermelho, símbolo internacional da consciência sobre o vírus HIV e a AIDS, representa esperança e apoio àqueles que convivem com a doença, e reflete a união de todos em torno dos mesmos objetivos: estimular a testagem para diagnóstico e prevenção do HIV, realizar o tratamento para quem é soropositivo e superar o forte preconceito em torno do assunto na sociedade.

A PROGEP, por meio da Coordenação de Qualidade de Vida – CQVSST, orienta: Cuide da sua saúde! Cuidar da saúde, é um gesto de amor à vida!

Fonte:
bvsms.saude.gov.br/bvsbvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoe/manual_tecnico_diagnostico_infeccao_hiv.pdfportalms.saude.gov.br/component/tags/tag/hiv-aids