Você está aqui: Página Inicial > Contents > Em Destaque > Convocação dos servidores ativos para realização dos exames periódicos de saúde
conteúdo

Notícias

Convocação dos servidores ativos para realização dos exames periódicos de saúde

publicado: 31/01/2019 15h42, última modificação: 31/01/2019 15h45

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - Progep, por meio da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho – CQVSST informa que a convocação dos servidores técnico-administrativos e docentes da UFPB para a realização dos Exames Médicos Periódicos – EMP foram iniciadas.

Os exames laboratoriais (sangue, urina, fezes e citológicos) serão realizados nas Unidades Laboratoriais “LUPPA” sem agendamento prévio. Os citológicos só serão ofertados na Unidade do Bairro dos Estados. As mamografias serão ofertadas na “Diagson” da Torre.

As Avaliações Oftalmológicas e as Avaliações Clínicas serão realizadas mediante agendamento prévio por meio da MedNet (3023-4071).

Os exames deverão ser repetidos a cada dois anos, mas há situações em que a periodicidade será menor. Para servidores a partir dos 45 anos, por exemplo, o intervalo será anual. A oferta de alguns exames também varia conforme gênero e idade, como o citológico, o PSA, a mamografia e o oftalmológico.

O servidor convocado poderá concordar ou não em realizar os exames. Entretanto, aquele que optar por não realizar os EMP deverá formalizar sua intenção em um Termo de Recusa disponível no Sigepe, assinando, solicitando a cientificação da sua chefia imediata, e entregando o documento na CQVSST/PROGEP.

 

Por que realizar os Exames Médicos Periódicos – EMP?

Os EMP tratam-se de um programa do Governo Federal que avalia possíveis agravos na saúde do servidor e identifica se tais danos foram provenientes ou não de seu ambiente de trabalho ou atividade laboral.

Todos os exames são custeados pelo poder público, não gerando nenhum ônus para o servidor. Ao contrário, eles visam melhorar sua qualidade de vida, uma vez que a partir da realização dos mesmos, é possível criar um perfil epidemiológico de modo que sejam traçadas ações de promoção a saúde específicas.

O servidor também tem o ganho imediato de, além de poder realizar uma ampla gama de exames sem custos, identificar precocemente algumas doenças e ter registrado o seu quadro de saúde no prontuário eletrônico, o qual poderá ser consultado com o seu consentimento, caso venha a desencadear ou agravar alguma doença devido ao ambiente do trabalho.

Além disso, após realizar os exames que variam de acordo com a idade e o sexo, conforme a cartilha sobre EMP, será consultado por médico do trabalho e receberá o Atestado de Saúde Ocupacional – ASO, o qual poderá ser utilizado em casos de redistribuição ou admissão em novo concurso público.

Mais informações, clique e baixe a Cartilha EMP ou fale conosco pelo e-mail:cqv@progep.ufpb.br, ou telefone: (83) 3216-7113


Fonte:
ACS PROGEP | Hannah Barbosa