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Comunicado - ASSEFAZ e GEAP

publicado: 30/08/2023 15h03, última modificação: 30/08/2023 15h03

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança do Trabalho (CQVSST) e da Divisão de Benefícios ao Servidor (DBS), vem divulgar que a partir de 01 de setembro de 2023 as solicitações referentes aos planos de saúde ASSEFAZ e GEAP (adesão, cancelamento, migração, manutenção, regularização e comunicação inequívoca) serão realizadas EXCLUSIVAMENTE por meio do aplicativo ou site SOUGOV.BR.

  • Para solicitar/cadastrar o benefício, o interessado deverá acessá-lo e proceder conforme as orientações a seguir:

1) Na tela inicial do SOUGOV, no bloco de "Solicitações", clicar no ícone "Saúde Suplementar";

2) Ao clicar no ícone "Saúde Suplementar" será aberta uma tela informando se você possui ou não um benefício de Saúde Suplementar cadastrado. Caso não possua, você poderá clicar na opção "Cadastrar Assistência a Saúde" e realizar o cadastro do plano de saúde contratado;

3) Selecionar a modalidade “Convênio ou Contrato” e informar o número de registro da operadora na ANS (ASSEFAZ: 34692-6 e GEAP: 32308-0), clicar em “Avançar” e selecionar o nome do plano de saúde;

4) Após o preenchimento dos dados iniciais, a próxima etapa refere-se a seus dependentes. Será apresentada uma relação dos dependentes que preencham os requisitos necessários ao benefício pleiteado e que estejam devidamente habilitados/cadastrados no SIAPE para tal benefício. Cabe ao servidor selecionar o(s) dependente(s) ao(s) qual(is) o benefício será(ão) concedido(s);

Observação: caso haja alguma inconsistência, verifique seu cadastro de dependentes ou encaminhe e-mail para dbs@progep.ufpb.br.

5) Informar o valor de mensalidade do plano contratado para cada um dos beneficiários do plano;

6) Anexar o formulário de adesão da operadora;

7) Conferir os dados de sua solicitação e concordar com os Termos de Adesão apresentados;

Após a conclusão do procedimento, a sua solicitação será enviada, automaticamente, para avaliação da sua Unidade de Gestão de Pessoas.

  • Para alterar o benefício, (o interessado deverá já tê-lo cadastrado previamente no SOUGOV) clicar no ícone Alterar/Recadastrar plano e proceder com as alterações (inclusão de dependente, migração, manutenção, regularização ou comunicação inequívoca) conforme necessidade, anexando o formulário correspondente.
  • Para cancelar o benefício, caso seja necessário, clique no ícone Saúde Suplementar e posteriormente no ícone "Encerrar Plano". Anexe o documento necessário/exigido para cancelamento ou comunicação inequívoca (no caso de encerramento da per capita por redistribuição ou afastamento sem remuneração com manutenção ou não do plano autopatrocinado) junto à operadora e solicite o encerramento do seu benefício. Confira os dados de sua solicitação e concorde com os Termos de Encerramento apresentados.

Para acompanhar o andamento do seu pedido, clique em Minhas Solicitações, disponível na tela principal do SOUGOV.

Os tutoriais para estas solicitações estão disponíveis na página eletrônica do Ministério da Economia:

Outras informações poderão ser solicitadas à Divisão de Benefícios ao Servidor por meio do e-mail: dbs@progep.ufpb.br.