Você está aqui: Página Inicial > Contents > Em Destaque > Campanha do Setembro Amarelo: Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio

Notícias

Campanha do Setembro Amarelo: Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio

por publicado: 05/09/2018 20h44 última modificação: 18/09/2018 11h57

 

 

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (CQVSST), promove a campanha Setembro Amarelo: Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio. A proposta é alusiva a Campanha Setembro Amarelo que ocorre desde 2015 no Brasil através do Centro de Valorização da Vida (CVV).

O suicídio é um fenômeno social complexo que pode acometer pessoas de diferentes origens, raças, classes sociais, idades, orientação sexual e de identidade de gênero. Contudo, o suicídio tem prevenção, sendo de grande relevância reconhecer os sinais de alerta.

Nesse sentido, é de suma importância a criação de espaços de discussão e acolhimento com a finalidade de fomentar o debate e disseminar informações a respeito do suicídio, oferecendo apoio, ajuda e oportunidade de escuta na perspectiva de prevenção do suicídio.

Para o Coordenador da CQVSST, Franklin Eduardo, “O suicídio é um tema tabu, cercado de mitos e estigmas que se perpetuam pela falta de informação, entretanto, falar sobre suicídio é muito importante e necessário, pois trata-se de uma questão de saúde pública que envolve todos os níveis de atenção à saúde”.

Com intuito de compreender e conscientizar a comunidade acadêmica sobre a temática, a PROGEP desenvolverá ações e atividades articuladas de promoção à saúde e prevenção do suicídio durante todo o mês de setembro.

 

Confira a Programação: 

  • Dias 06, 13, 20 e 27 de setembro: Escuta psicológica, no turno da tarde;
  • Dias 06, 13 e 27 de setembro: Escuta psiquiátrica no turno da tarde;
  • Dia 06 de setembro: Atendimento de enfermagem (avaliação de estresse);
  • Dia 27 de setembro: Atendimento de enfermagem (avaliação de estresse).

O horário de atendimento da equipe multiprofissional nas datas acima ocorrerá a partir das 14:00 horas, e os servidores que desejarem atendimento deverão dirigir-se ao Serviço Social do SIASS/UFPB.

 

Dia 27 de setembro: Dia “D” com evento Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio

Local: Auditório da STI (Superintendência de Tecnologia da Informação)

  • 08:00 - Inscrições no local (vagas limitadas e com emissão de certificado)
  • 08:30 - Palestra: Sentido da Vida e Prevenção do Suicídio;
  • 09:00 - Mesa Redonda: Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio.
  • 12:00 -  Coffee Break

 

Fonte:
ACS PROGEP | Hannah Barbosa