Você está aqui: Página Inicial > Contents > Em Destaque > A importância do AGP no trabalho da gestão de pessoas

A importância do AGP no trabalho da gestão de pessoas

publicado: 22/05/2020 19h41, última modificação: 22/05/2020 19h45

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas é o órgão responsável pelo planejamento e acompanhamento das estratégias e políticas de gestão de pessoas da Universidade. Considerando a natureza de suas atividades e visando uma gestão articulada com os demais setores da UFPB na tarefa de gerenciar pessoas, a Progep sistematizou suas atividades e criou a figura do Agente de Gestão de Pessoas na instituição.

O AGP é um servidor escolhido pelo gestor da unidade administrativa, que vai desempenhar suas funções em auxílio a Progep, quanto à gestão de pessoas. A pró-reitoria oferece treinamento anualmente a esses servidores, com informações quanto a normativos e atualizações dos sistemas, que são a principal ferramenta de trabalho do grupo. Ambientes de comunicação, como uma comunidade virtual para troca de material e realização de fóruns e um grupo de whatsapp exclusivo, auxiliam no acompanhamento diário da Progep com os AGPs.

O servidor Rivaldo Bandeira atua como Agente de Gestão de Pessoas no Centro de Ciências Agrárias (CCA) desde 1993, e relata que ser AGP traz um sentimento de orgulho, de prazer, por estar a serviço das pessoas. Sobre sua experiência nessa função, fala sobre como a implantação do sistema SIG facilitou seu trabalho. “Quando olhamos para o passado, observamos quanto evoluímos tanto na parte operacional, quanto na parte prática, principalmente a partir de 2011 com a implantação dos sistemas, visto que hoje, até em casa como estamos vivenciando agora, conseguimos trabalhar no atendimento home office”.

Hoje os AGPs estão presentes em todas as unidades da UFPB: Centros Acadêmicos e Unidades Administrativas dos quatros Campi, como também nas Pró-Reitorias e Gabinete da Reitoria. São 63 AGPs colaborando com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e orientando os servidores que trabalham nesses setores com informações atualizadas.

Esse trabalho é considerado estratégico, pois sua atuação vai desde divulgar toda comunicação institucional pertinente à área de gestão de pessoas e orientar servidores e gestores de sua unidade de lotação em relação a essa comunicação, a dar suporte em relação ao uso dos sistemas de informação da Progep/UFPB (SIGRH, SIASS, SIPE, SIGPonto e SIGEPE) auxiliando na marcação, alteração ou interrupção de férias do servidor, quando necessário, auxiliando gestores nos processos de homologação de férias, entre outras atribuições.

Para André Luiz de França, AGP da Superintendência de Infraestrutura (SINFRA), saber que na Progep há sempre um canal de diálogo aberto para atendimento das demandas o deixa muito mais confiante no desempenho de suas funções. “Vejo essa atividade como uma das mais importantes da UFPB. Uma pessoa ativa nessa função faz com que os colegas de sua unidade trabalhem com mais tranquilidade, sabendo que sua condição de servidor pode ser analisada através de um agente que ou terá a informação mais atualizada sobre aquilo que ele procura saber, ou saberá o caminho mais apropriado para resolver sua demanda”, acrescentou.

A atuação efetiva desse parceiro amplia o alcance da Progep, que tem o foco na prestação de um serviço de qualidade aos servidores. Não há fragmentação de atribuições e sim a implementação de uma gestão participativa, na qual cada elemento tem papel essencial no desenvolvimento do trabalho. Os Agentes de Gestão de Pessoas fazem parte desse processo constitutivo, e são a presença da Progep nos seus setores de trabalho. Essa experiência reforça a eficácia organizacional e influi diretamente para o êxito na implantação de projetos e ações referentes às políticas de gestão de pessoas.

Fonte: Comunicação Progep |  Hannah Barbosa