Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PROGEP DIVULGA O DIA MUNDIAL DO DIABETES

Notícias

PROGEP DIVULGA O DIA MUNDIAL DO DIABETES

Você tem propensão ao diabetes?
por publicado: 14/11/2016 18h16 última modificação: 14/11/2016 18h24

No dia 14 de novembro, campanhas mundiais de divulgação e sensibilização alertam sobre fatores de risco e consequências do Diabetes.

A Organização Mundial de Saúde destaca que, embora exista prevenção em 90% das ocorrências do Diabetes, mais de 16 milhões de brasileiros sofrem dessa doença silenciosa que danifica partes vitais do organismo.  O Brasil é um dos dez países com maior incidência de diabetes.

O diabetes é uma doença crônica e grave que ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente (diabetes tipo 1) ou quando o corpo não consegue usar eficazmente a insulina que produz (diabetes tipo 2).

Hábitos alimentares como consumo abusivo de açúcar e sódio podem desenvolver um quadro grave de diabetes acarretando à obesidade e outras doenças como: ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, falência renal, amputação de pernas, perda de visão e danos neurológicos.

A boa notícia é que, na grande maioria dos casos, medidas preventivas podem ser tomadas.

Isso se dá porque o diabetes mais comum é conhecido como tipo 2,  que está associada ao peso e ao estilo de vida.

Portanto, está em nossas mãos fazer algo para afastar a ameaça da doença.

A prevenção passa por políticas que abranjam toda a população e que contribuam para a melhoria da saúde, como fazer exercício regular, ter alimentação saudável, evitar fumar e controlar a tensão arterial e as gorduras no sangue.

O diabetes tipo 2 pode começar discretamente, com sinais não muito óbvios, mas é importante conhecer os fatores de risco para se prevenir.

Faça o teste agora, e descubra se você tem propensão à diabetes.

Poster Dia Mudial Diabetes 1